AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Bombeiros de Laranjal do Jari aperfeiçoam técnicas de combate e resgate em incêndio

Encerrou nesta sexta-feira, 27, a segunda edição do Curso de Combate a Incêndio Veicular (II CCIV) realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP) por meio do 8º Grupamento Bombeiro Militar (8º GBM), que funciona em Vitória do Jari. O evento de instrução reuniu 40 alunos, entre bombeiros militares que atuam nos municípios de Vitória do Jari, Laranjal do Jari (6º GBM), Macapá (1º e 4º GBM’s), Santana (5º GBM) e da Diretoria de Ensino e Instrução (DEI).

O II CCIV está acontecendo desde o dia 24 deste mês e contemplou duas turmas, uma nos dias 24 e 25 (1º Turma) e a outra nos dias 26 e 27 (2º Turma), com carga horária de 20h aulas para cada turma. O curso foi dividido em duas frentes de aprendizado, uma teórica e outra prática, onde os militares receberam instruções técnicas de combate a incêndio veicular que vão desde o isolamento da cena até a extinção do incêndio, propriamente dito.

Na parte prática os alunos receberam instruções dos procedimentos que devem ser adotados como, por exemplo, a chegada e isolamento do local da ocorrência, as técnicas de retiradas rápidas em caso de vítimas, combate ao incêndio direto, posicionamento na zona de segurança, a atualização dos bombeiros militares com relação as tecnologias e materiais usados nos carros mais modernos como o magnésio, que reage com água e pode causa explosão, entre outros temas. O objetivo é levar aos militares essa nova vertente de conhecimento em combate a incêndio o veicular aprimoramento das técnicas existentes e adequando a nossa realidade.

A equipe de instrutores do II CCIV é composta pelo 1º tenente BM Huerllen Félix Miranda e o soldado BM Alessandro Rocha de Souza. A primeira edição do CCIV foi realizado em dezembro do ano passado e contou com a participação de militares do 6º e 8º GBM’s. Com a capacitação desses militares e dos que atuam em Macapá e Santana será possível levar essa formação para militares de outras Unidades Bombeiro Militar.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: