Macapá abre calendário 2015 do Programa Mais Educação

Chico Terra
Chico Terra

Educação também se aprende brincando e com cultura. Com essa fórmula, a Prefeitura de Macapá vem desenvolvendo mega projetos no setor educacional, que envolvem milhares de crianças, a família delas e a escola. Foi com este foco, “ensinar com diversão e arte”, que surgiram os projetos Colônia de Férias, Cantata Natalina, Festival de Dança, Desfile Cívico de 13 de Setembro temático, Circo Picadeiro Cidadão, e tantos outros, construídos e coordenados por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), seus diretores e professores, e tornados realidade por meio da parceria e aporte financeiro do Governo Federal, por meio do Programa Mais Educação.

As ações para 2015 estão definidas. Mais de 26 escolas estão prontas para dar início às atividades, outras aguardam a liberação dos recursos para iniciar o calendário. E foi para discutir como vai se desenvolver o Programa Mais Educação este ano, que a Semed realizou na terça-feira, 26, o primeiro encontro deste ano com diretores, coordenadores e técnicos do programa. O encontro ocorreu no auditório da Escola Sesc, marcando a abertura do calendário de execução do Mais Educação em Macapá. As discussões de planejamento continuam na tarde desta quarta-feira, 27, na Semed.

O programa oferece educação em tempo integral em escolas da rede pública, disponibilizando métodos de estudos, atividades pedagógicas, esporte, lazer, cultura, artes, inclusão digital, promoção da saúde, prevenção, educação científica e econômica, garante a realização de cursos de formações para professores, cursos e ações sociais para a comunidade do entorno da escola, aulas de capoeira e balé para alunos, circuito de tênis de mesa e outras atividades desportivas.

“São atividades que elevam o índice de aprendizagem da criança. Para realizar o acompanhamento e execução das ações do programa, é necessário a mobilização intersetorial na secretaria, possibilitando a articulação e a implementação de projetos e ações de políticas socioeducativas para as crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental”, explicou a técnica da Semed, Sandra Casimiro.

Em 2008, ano de lançamento do programa, o município se inseriu com apenas 4 escolas cadastradas, 24 turmas, 600 alunos e 24 monitores. Em 2013 o salto foi grande e, em 2014, os números chegaram a 44 escolas e 559 turmas envolvidas, 23.022 alunos que participam efetivamente de alguma atividade ou mais de uma, e 559 monitores.

Algumas propostas de êxito foram construídas no governo de Clécio Luís. Como o novo formato do Desfile 13 de Setembro, que desde 2014 passou a contar uma história, baseada numa temática. Ano passado a temática foi Escola de Leitores, um projeto político educacional da prefeitura. Todas as 50 escolas municipais mencionaram obras literárias e se apresentaram como parte de uma política inovadora, voltada à prática e ao incentivo à leitura, promovendo formação e novas estratégias pedagógicas para a rede municipal de ensino. Este ano, a temática do desfile será “O Circo”.

O I Festival de Dança das Escolas Municipais de Macapá também foi criado nesta gestão, em 2014, e já faz parte do calendário do Mais Educacional, tanto foi seu sucesso. O evento é uma oportunidade de fomentar as práticas das atividades de danças desenvolvidas no interior das escolas. Com entrada gratuita, o palco do Teatro das Bacabeiras se torna o espaço para a mostra de tudo o que foi construído pela escola, junto com as crianças.

Circo picadeiro cidadão – acontece durante todo ano letivo, desenvolvendo atividades no espaço do circo. Ele permite às crianças vivenciarem individualmente e em grupo habilidades mediante exercícios, jogos e técnicas, estimulando a desinibição no convívio social. Para 2015 o calendário de ações terá início em junho, com as ações no circo Roda Ciranda. Em julho tem Colônia de Férias, que mais uma vez reunirá mais de duas mil crianças da 5ª série, para vivenciarem momentos de lazer e descontração em espaços como Fortaleza São José de Macapá, Sesc Amapá e AABB. Ainda haverá cursos de extensão, os festivais, a cantata natalina, os cursos nas escolas para os alunos, professores e comunidade e muito mais.

Rita Torrinha/Asscom Semed

Contato: 9 9189-8067

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.