Desmoronamentos em três cidades de São Paulo deixam seis mortos

Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil Edição: Juliana Andrade
Seis pessoas morreram soterradas em São Paulo por causa de deslizamentos de terra decorrentes de chuvas no estado, segundo informações da Defesa Civil. Quatro dessas mortes ocorreram em Itapecerica da Serra, na região metropolitana, onde pelo menos duas residências foram destruídas por volta das 20h do dia 26 após temporal que atingiu o município. Três pessoas foram resgatadas. Ao todo, 43 casas foram interditadas pelo órgão, tendo em vista o risco de novos deslizamentos.

As outras duas mortes por causa de desmoronamentos ocorreram em Itapirapuã Paulista, na região de Itapeva, e em Cajati, no litoral sul. Na região de Campinas, a chuva provocou o transbordamento do Rio Quilombo em Sumaré. Aproximadamente 800 casas e 1,5 mil pessoas foram atingidas. Cerca de 20 pessoas foram transferidas para um ginásio de esportes da prefeitura que serve como abrigo. O Corpo de Bombeiros resgatou pessoas que ficaram ilhadas. Os bairros Jardim Primavera, Chácara Três Pontes, Jardim Basilicata e Jardim São Domingos foram os mais prejudicados.

Também na região de Itapeva, o município de Apiaí teve pontos de alagamentos nos bairros Vila Santa Teresinha, Pinheiros, Alto da Tenda e Palmital. A Defesa Civil municipal removeu 26 famílias que foram abrigadas na casa de familiares. Na estrada que segue de Apiaí a Itaoca, 350 metros de asfalto foram destruídos pela enxurrada devido a problemas de escoamento no Rio Palmital, onde a tubulação estava entupida, segundo informação do órgão. Em janeiro de 2014, o município de Itaoca foi atingido por grande enchente que deixou mais de 20 mortos.

Previsão

Para os próximos dias, a previsão é de mais chuva no estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Amanhã (29), a estimativa é de períodos parcialmente nublados, com pancadas de chuva e trovoadas, especialmente nas regiões oeste e sudoeste do estado.

Até sexta-feira (1º), as temperaturas médias irão variar entre 13 graus Celsius (°C) e 30ºC. Na capital paulista, as chuvas devem ocorrer com mais frequência no período da tarde, com risco de tempestade. A temperatura média na capital variará entre 20ºC e 28ºC.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.