AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Judiciário apoia projeto que vai beneficiar detentos do IAPEN através do esporte

Em cerimônia ocorrida no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá-IAPEN, com a participação de integrantes do Judiciário, Governo do Estado, Ministério Público, Federação de Tênis de Mesa do Amapá e do Iapen, a juíza substituta da Vara de Execuções Penais de Macapá, Fabiana da Silva Oliveira, fez o lançamento oficial do projeto “Sacando a Liberdade”, que vai contemplar cerca de 40 reeducandos que cumprem pena no complexo prisional, nos regimes fechado e semiaberto.

O benefício é resultado do Acordo de Cooperação Técnico-Financeira nº 002/2015, de 08 de maio de 2015, celebrado entre o Tribunal de Justiça do Amapá, a Federação de Tênis de Mesa-FTMA e o IAPEN.

O presidente da FTMA, Alan Marcus Cardoso, explicou que os reeducandos beneficiados irão passar por um processo de formação para se tornarem atletas e árbitros, a partir da disseminação sistemática da prática do Tênis de Mesa junto à comunidade carcerária.

A ideia do projeto, também, segundo Alan Cardoso, é possibilitar que as raquetes, com a chancela D’chance, marca da linha oficial do IAPEN, sejam confeccionadas nas dependências da marcenaria do presídio, para possível comercialização e fornecimento para projetos de caráter social e desportivo da Federação de Tênis de Mesa do Amapá.

Na oportunidade, a juíza Fabiana Oliveira falou da preocupação da Justiça do Amapá em buscar alternativas de ressocialização da população carcerária e destacou o esporte como um dos principais fatores, não apenas no processo de ressocialização, mas de mudança de mentalidade e de prevenção.

“Se bem trabalhado, o índice de criminalidade será reduzido. O esporte proporciona a autoestima. Esse projeto vai fazê-los perceber que é possível mudar, fazer diferente, sacar a liberdade”, afirmou.

O lançamento do projeto “Sacando a Liberdade” foi marcado pela apresentação de jogadas de tênis de mesa, feita por Alan Delon, de 12 anos, uma das revelações amapaenses desse esporte, e pelo seu técnico, o cubano Abel Oxamenes.

Bernadeth FariasAssessora de Comunicação Social/ TJAP

Judiciário apoia projeto que vai beneficiar detentos do IAPEN através do esporte

(mais…)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: