TCE/AP realizou curso sobre os erros mais frequentes em obras públicas

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE) realizou nos dias 30 e 31 de maio no auditório do prédio anexo, o curso “Obras públicas – 100 erros como evita-los? “, para os servidores que compõe as equipes de auditoria (controle externo), gabinetes de conselheiros e jurisdicionados, que contou com a participação da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), Departamento de Transito ( Detran) e Procuradoria Geral do Estado (PGE).

O curso foi ministrado por Claúdio Sarian Altounian engenheiro, advogado e titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União (Secob), informou que a ideia principal do treinamento foi relacionar os principais erros que os gestores comentem em obras públicas. “Um dos grandes desafios atuais encontrados na condução das obras é a conclusão dos empreendimentos nos parâmetros previstos afetos a custo, prazo e qualidade. Quando isso não acontece, todos se perguntam: aonde erramos? O que deve ser feito para que essas situações não voltem a ocorrer? Quais as medidas estruturantes a serem implantadas para que a organização consiga resolver definitivamente esses erros?”, explicou Altounian, ressaltando que com o conhecimento fica mais fácil traçar estratégias para que os erros não aconteçam.

“Os 100 erros/ sem erros das obras públicas” mostrou para os participantes os 100 erros enquanto números e também, como evitar erros na condução das obras. “Existem erros nas fases internas, que considero como os mais graves, porque repercutem em todo o andamento, em especial falhas de projetos e orçamento”, enfatizou o palestrante, destacando que muitas operações da Policia Federal no país nos últimos anos, tem a ver com erros na execução de obras públicas, principalmente no momento da licitação.

Durante o treinamento foram abordados os erros, mas apontando soluções tendo como base as boas práticas na administração pública. O curso teve carga horária de 16 horas aulas.

Asscom TCE/AP

Contato: 98101 2131

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.