Atração Cultural: Joca Monteiro leva histórias da floresta para os paraenses

No período de 04 a 06 de Junho, o artista contador de histórias Joca Monteiro desembarca no Pará para mais uma vivência em seu projeto de pesquisa da memória amazônica.

Sua primeira apresentação será a bordo do Navio Ana Beatriz III contemplando os viajantes com histórias a bordo. No Sábado dia 04 os paraenses poderão apreciar uma contação de histórias vindas do interior do Amapá por onde Joca coleta suas pesquisas. No domingo “A Trupe da Procura” recebe o Contador no Casarão Viramundo para uma vivência em Memórias Amazônicas.

Joca é amapaense e na sua bagagem vão as histórias coletadas pelos municípios do Amapá. Uma das histórias mais pedidas pela plateia é a história do “Pretinho da Beira Rio” coletada em Tartarugalzinho e já foi apresentada em várias cidades como Rio de Janeiro e Brasília.

“Sou um contador de histórias da Amazônia não apenas por morar na região, mas principalmente por assumir no meu contar a peculiaridade dos contadores de história da floresta, a encantaria amazônica”, explica ele.

Para entender e se apropriar dos poderes ancestrais da arte de contar história na Amazônia, Joca tem se dedicado a um projeto de coletar histórias no interior da região amazônica, estudando a forma como os contadores anciões as contam e as técnicas do encantado presente nas histórias.

“No decorrer dessa pesquisa fui descobrindo muitos pontos relevantes do contador de histórias da floresta que vão além da interpretação, que mergulham no universo da encantaria e ligam os espectadores a uma memória coletiva. Tenho a certeza que dessa arte ainda tenho muito para aprender, mas o pouco que já construí tem deixado meu contar com um gostinho bem especial”, definiu.

Para divulgar sua arte o Contador Gerencia uma página no Facebook: Joca Um contador de Histórias, onde podem ser visualizados imagens e vídeos que registram os lugares por onde o Contador passa levando sua encantaria.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.