Embarcações que participarão da Romaria Fluvial do Círio 2016 devem passar por vistoria até o dia 06 d e outubro

Romaria Fluvial vai ocorrer no dia 08 de outubro com saída marcada para as 07h da manhã da frente do Igarapé da Fortaleza

Como forma de garantir a segurança das pessoas que irão participar da Romaria Fluvial do Círio de Nazaré 2016, a Capitania dos Portos informou à coordenação da festa as regras de segurança de navegação. O evento vai ocorrer no dia 08 de outubro com saída marcada para as 07h da manhã da frente do Igarapé da Fortaleza.

Todos os fiéis que possuem embarcações e queiram participar da Romaria deverão se inscrever na Capitania dos Portos do Amapá, até o dia 06 de outubro. O proprietário deverá comparecer à sede da Capitania, na Avenida Cláudio Lúcio Monteiro, nº 2000, Vila Daniel, Santana, no horário das 9h às 17h, munido da Cópia do Documento de Propriedade da Embarcação, e documentos da sua tripulação/conduto.

Ressalta-se que as embarcações de Esporte e Recreio do tipo moto aquáticas (jet ski) também deverão fazer a inscrição. A mesma só será validada após vistoria referente à documentação e aos itens obrigatórios de segurança. O proprietário receberá um passe de autorização que deverá ser afixado em local visível da embarcação.

Dentre as regras de navegação exigidas pela Capitania é orientado às embarcações que estiverem acompanhando a Romaria não adentrar a área de isolamento (área de segurança) feito pela Capitania dos Portos do Amapá em torno da embarcação que transportará a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Será proibido o transporte de crianças menores de 12 anos em balsas. As balsas que possuem rampas de acesso deverão estar com as mesmas totalmente levantadas; as embarcações deverão possuir coletes salva-vidas em número suficiente para todos os tripulantes e passageiros, com uma sobra de no mínimo 10%. O uso do colete será de uso obrigatório em embarcações do tipo lanchas, botes e moto-aquáticas. Além disso, os tripulantes devem ser habilitados a conduzir a embarcação.

A área que compreende o trecho da procissão estará interditado e será proibida a permanência e/ou navegação de qualquer embarcação que não esteja inscrita na Capitania para participar da Romaria. Durante a procissão dois militares da Marinha do Brasil estarão na embarcação que transportará a imagem e acompanharão as manobras realizadas pela embarcação.

Caso qualquer uma das regras estabelecidas não seja cumprida por quaisquer embarcações, as mesmas serão notificadas e responsabilizadas de acordo com a Lei nº 9.537/97.

Romaria Fluvial

Por volta das 6h do sábado, a imagem peregrina sai da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e é levada até o Porto do Grego, também em Santana, onde é colocada na balsa. A embarcação juntamente com os fiéis que queiram participar da Romaria, seguirão até a entrada do Igarapé da Fortaleza, onde terá início a procissão fluvial. O percurso segue pelo Rio Amazonas, Ilha de Santana, comunidades Elesbão, Cachoeirinha até o Porto da Balsa do Rio Matapí. De lá a imagem de Nossa Senhora de Nazaré segue em romaria, acompanhada pelos motociclistas até a Catedral de São José, em Macapá.

Márcia Fonseca / Asscom Círio 2016

Contato: 98139-7609/ 99118-7183

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.