Feira Itinerante leva produtos agrícolas à população da zona sul de Macapá

O Sebrae é parceiro nesta edição e auxilia na capacitação dos agricultores que comercializam produtos durante o evento

 

Andréa Maciel

 

A programação do mês de março, na Feira Itinerante do Produtor, acontece nos dias 2 e 9 de abril, das 7h às 13h, sendo a primeira data no bairro dos Congós, na Escola Nelita Rocha Brito, localizada na Avenida Nilo Almeida, nº 1, e a segunda no bairro Zerão, na Escola Antônio Castro Monteiro, na Avenida Dom José Maritano, nº700, ambas localizadas na zona sul de Macapá.

 

Segundo a gestora de projeto do Sebrae, Rosimar Monteiro, a agricultura familiar está em crescimento, é representativa da sua classe, neste ramo de atividade, sendo responsável por uma parcela significativa da produção agrícola no país. A ideia da Feira Itinerante surgiu a partir de visita técnica ao município de Franca, São Paulo, promovida pelo Sebrae, onde um grupo de produtores realizam feiras nos bairros da cidade, promovendo seus produtos. A partir dessa ideia surgiu a iniciativa da Associação de Produtores da Vila do Valdemar (Aprova) em realizar a comercialização nesse mesmo formato itinerante.

 

“É uma forma de contribuir com as famílias a terem novas opções de compra e de adquirirem produtos frescos, com qualidade e preços acessíveis, até porque os produtos como verduras e legumes saem direto dos pequenos produtores. Essa medida estimula os produtores, gera renda e promove o aquecimento da economia local”, garante a gestora de projeto do Sebrae, Rosimar Monteiro.

 

Para garantir qualidade no evento e o sucesso nas vendas, o Sebrae investe em capacitações destinadas aos empresários de horticultura da agricultura familiar que são os responsáveis pelos produtos comercializados durante as feiras itinerantes. A iniciativa busca prepará-los para fazer o manejo adequado, respeitando as normas e regras das boas práticas de colheita.

 

“Com as capacitações, os produtores estarão mais impulsionados a vender seus produtos nas feiras, exposições, eventos comerciais, e até mesmo para a merenda escolar no município”, finaliza a gestora de projeto do Sebrae, Rosimar Monteiro.

 

Parceiros

 

São parceiros desta edição da Feira Itinerante do Produtor: Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Secretaria da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae/AP).

 

A primeira edição da Feira Itinerante do Produtor aconteceu em dezembro de 2016. A última edição realizada neste ano, aconteceu dia 12 de março de 2017, no Distrito de Fazendinha.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.