Palmas (TO) chega a quase 40°C e bate recorde de calor

por Josélia Pegorim

 

O calor vem batendo sucessivos recordes no início de agosto em Palmas, capital do Tocantins. A tarde do domingo, 6, foi a mais quente do ano e o recorde de calor foi estabelecido pelo terceiro dia consecutivo.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 39,7°C de temperatura máxima. O recorde anterior era 38,7°C no dia 5 de agosto. O recorde de calor para este ano vem sendo atido desde o dia 3 de agosto. A temperatura máxima de Palmas foi a maior do país no dia 6 de agosto, pelas medições do INMET.

Ar seco
A semana segue quente e seca em Palmas em todo o Tocantins. O temporal que ocorreu em Santa Fé do Araguaia na tarde do domingo foi totalmente atípico e não deve se repetir no estado nos próximos dias. Segundo o INMET, entre 14h e 15h do dia 6 de agosto choveu 46,2 mm na região de Santa Fé do Araguaia, o que representa quase três vezes a média de chuva normal para agosto que e de 16 mm.

O ar seco predomina esta semana sobre o Tocantins e nas áreas ao sul do Pará. Para o sul do Amazonas, Rondônia e Acre há previsão de pancadas de chuva a partir de quarta-feira, 9. As outras áreas do Amazonas, do Pará e também Roraima e o Amapá continuam tendo pancadas de chuva regulares nos próximos dias, principalmente à tarde e à noite.

Climatempo

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.