Definidas estratégias para ampliar atendimento do Programa ID Jovem em Macapá

Representantes da Prefeitura de Macapá estiveram reunidos com a técnica da Secretaria Nacional de Juventude, Cíntia Soares, na tarde de terça-feira, 24, na sala de reuniões do Palácio Laurindo Banha. A finalidade foi socializar informações e definir estratégias, para ampliar o atendimento do Programa ID Jovem, do Governo Federal, que há expectativa de atender 46 mil jovens somente na capital Macapá e 81 mil em todo o estado. Até o momento, apenas 1.512 ID Jovens foram gerados.

 

O encontro envolveu as secretarias municipais de Assistência Social e do Trabalho, de Educação e as coordenadorias municipais de Juventude e Políticas Públicas para as Mulheres. “Faremos uma grande força-tarefa entre várias secretarias, desde a qualificação e treinamento dos técnicos dos nossos Cras, para receber os nossos jovens que irão buscar informações sobre o programa”, enfatizou o secretário de Assistência Social e do Trabalho, Lucas Abrahão.

 

“Nossa finalidade é abranger as demais secretarias envolvidas com a pauta da juventude e dos programas sociais que são desenvolvidos pelo Governo Federal. Percebemos que o Município de Macapá precisa dar uma resposta melhor em relação a esse programa, são muitos jovens habilitados, mas estamos encontrando dificuldades com o Cadastro Único em relação a inconsistências de informações, e essa reunião é justamente para buscar soluções e atender o maior número de jovens de Macapá”, informou o coordenador de Juventude, Otto Ramos.

 

“Estrategicamente, amarramos as ações que poderemos desenvolver dentro do município, como faremos isso nas escolas municipais, estaduais, e acessar os jovens que estão nos outros distritos e que não têm o acesso tão fácil às informações do ID Jovem”, explicou Cíntia Soares.

 

O ID Jovem

 

É um programa do Governo Federal que visa atender jovens entre 15 e 29 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos. Concede ao jovem o direito à meia-entrada em cinema, teatro, shows, eventos esportivos, duas vagas gratuitas em viagens interestaduais e duas vagas, com 50% de desconto, em viagens interestaduais.

 

Para acessar o programa, os jovens devem ter o Número de Identificação Social (NIS). Caso ainda não possua esta documentação, deverá fazer o Cadastro Único (CadÚnico) nos Centros de Referências de Assistência Social de Macapá.

 

Endereços dos Cras:

 

– Cras Nova Esperança: Centro Comunitário, na Av. Padre Vitório Galiano;

– Cras CEU das Artes: Avenida Carlos Cortês, no Infraero II;

– Cras Cidade Nova: Av. Rio Japurá, n°458, Perpétuo Socorro;

– Cras Fazendinha: Rua do Matadouro, n°639;

– Cras Pedrinhas: Complexo Macapá Criança, Rua Exército da Redenção;

– Cras Santa Inês: Rua General Rondon, nº 2.664.

 

Cliver Campos

Assessor de comunicação/Comjuv

Contatos: 98126-0880 / 99175-8550

 

Foto: Max Renê

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.