Brasil ocupa 14º lugar em ranking de passaportes mais aceitos no mundo

O passaporte brasileiro é o “mais poderoso” da América Latina e Caribe e fica no 14º lugar no mundo, segundo a consultoria internacional Arton Capital.

O ranking Passaport Index é feito com base nas restrições a cidadãos de cada nacionalidade e o número de países nos quais é possível entrarem sem visto – como muitas das posições são ocupadas por vários países, há mais do que 13 países à frente do Brasil na lista mundial.

Quem possui um passaporte brasileiro tem acesso livre a 144 países sem ter de apresentar um visto, mais do que os 143 países alcançados pelos passaportes da Argentina e do Chile, que estão em 15º na lista.

Em primeiro, como o “mais poderoso do mundo”, está pela primeira vez um passaporte asiático: o de Cingapura, uma pequena nação do sudeste do continente.

Com acesso sem visto a 159 países, superou o passaporte alemão, que está agora em segundo, com 158 países.

Cingapura obteve esse feito graças ao Paraguai – o país sul-americano deu fim às restrições que impunha ao 5,6 milhões de cingapurianos.

“É um efeito das relações diplomáticas inclusivas aplicadas por Cingapura e pela eficácia de sua política internacional”, disse em um comunicado Philippe May, diretor da Arton Capital na nação asiática.

Veja mais no site BBC Brasil

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.