Entrega da Comenda da Ordem do Mérito Cultural Acreano será neste domingo

A sétima edição de entrega da Comenda da Ordem do Mérito Cultural Acreano será realizada neste domingo, 26, a partir das 18h, na Usina de Arte João Donato. O evento homenageia quatro personalidades do meio cultural por suas contribuições ao Acre.

As honrarias serão destinadas aos líderes religiosos Peregrina Gomes, a Madrinha Peregrina, e Valério Gomes de Oliveira, o Mestre Valério, e em memória, à atriz, poetisa e uma das fundadoras do Jabuti Bumbá, Maria Deusa de Farias Leite, além da jornalista Valdeci Sales de Carvalho.

A entrega da Ordem é uma forma de valorizar aqueles que, de alguma forma, doaram sua arte e conhecimento para o fortalecimento da cultura do Acre, propagando-a mundo afora. “É importante sempre celebrarmos essas pessoas que se dedicam ou se dedicaram de alguma forma ao cenário cultural do nosso estado. Eles são a resistência e as pessoas responsáveis por ajudar a construir nossa história”, afirma a diretora-presidente da Fundação Elias Mansour, Karla Martins.

Os homenageados são escolhidos por meio de uma seleção da comissão do Conselho Estadual de Cultura (ConCultura), que ouvem da comunidade sugestões e também propõem nomes dos que podem receber o prêmio. Essa comenda está prevista na Constituição, por meio de decreto instituído em 2005 pelo então governador do Acre Jorge Viana.

Por Marcia Moreira

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.