Universidade amplia número de polos em Educação à Distância nos interiores

Quatro novos polos para ensino de graduação e pós-graduação à distância tiveram sua implantação autorizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). A abertura foi solicitada pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), via Departamento de Educação à Distância, com a parceria das Prefeituras dos municípios, que são as responsáveis por garantir a estrutura física de salas de aula e laboratórios, além da manutenção dos espaços.

Os polos de Educação à Distância (EaD) devem ter uma estrutura mínima com biblioteca, computadores, laboratórios e serem espaços onde esses alunos possam fazer, por exemplo, as provas presenciais. Após a autorização de abertura, representantes da Capes virão ao Amapá para verificar se os locais onde irão funcionar os espaços Ead da Unifap nos municípios atendem ao padrão mínimo exigido.

A estimativa é de que a Unifap passe a atender mais de 1000 alunos no interior com a abertura dos novos polos em EaD. Os municípios atendidos pela Unifap em EaD, a partir de 2019, serão: Amapá, Porto Grande, Serra do Navio e Pedra Branca. Oiapoque, Vitória do Jari, Santana e Macapá já contam com polos em suas sedes.  O diretor do Departamento de Educação à Distância (DEaD) da Unifap, André Leite, adianta que a instituição mantém diálogos com as prefeituras de outros municípios para ampliar o atendimento no interior
.
Nesse processo, é necessário que haja o comprometimento das partes. A Universidade fornece o ensino, e as prefeituras espaços para funcionamento adequado, de acordo com o preconizado pela Capes. “Nós atenderemos metade dos municípios do estado do Amapá com o sistema EaD para graduação e pós-graduação. Um grande avanço para a sociedade e o fortalecimento do ensino à distância no interior”, ressalta André Leite.  Os processos seletivos em EaD previstos para os novos polos devem ocorrer no primeiro semestre de 2019.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.