6 dicas de como melhorar a concentração na hora de estudar

Natália Plascak Jorge

Toda vez que a gente está estudando para uma prova importante da escola ou faculdade, concurso público e até mesmo para o Enem bate aquela ansiedade para saber como melhorar a concentração e conseguir realmente estudar.

Às vezes, é difícil explicar o motivo de não conseguir fazer isso, não é mesmo? E, quando a gente vai ver, o tempo passou e nada foi estudado.

Como melhorar a concentração então quando isso acontece? A Revista QB foi buscar as respostas com algumas estratégias indicadas pela Universidade de Harvard para resolver esse problema.

Como melhorar a concentração na hora de estudar
A ideia de melhorar a concentração na hora de estudar passa por dois principais pontos que devem ser avaliados:

  • Ambiente de estudo;
  • Estrutura das sessões de estudo.

O que é preciso considerar nesse momento e conseguir realmente estudar

1.Livre-se das distrações
Pense na última vez em que você parou para estudar. Quanto tempo você tentou estudar e quanto tempo você realmente estudou? Se as respostas para essas perguntas foram um número de horas bem diferente, você precisa repensar o que está causando esse problema. Você precisa se livrar das distrações. Dica: deixe o celular de lado, reavalie o ambiente que você escolheu para estudar e veja se as suas preocupações pessoais estão difíceis de controlar (se isso estiver acontecendo, procure a ajuda de um profissional para tentar resolver essa questão. Pode ser um orientador ou até mesmo um psicólogo, se achar melhor).

2.Analise as condições do seu ambiente de estudo

Você já parou para pensar que a cadeira em que você senta pode influenciar no seu tempo de estudo? Ela deve ser confortável o bastante para você conseguir ficar sentado de 45-50 minutos. A organização da sua mesa também influencia, assim como a iluminação, a temperatura e a ventilação do ambiente que você escolheu para passar aquele tempo estudando. Muita gente pode achar isso óbvio, mas não presta atenção na hora de arrumar o ambiente de estudo e acaba tendo problemas de concentração por causa disso.

3.Esteja com todos os materiais de estudo

Quando você começar uma sessão de estudos, tenha certeza de que você está com todos os seus materiais necessários. Pense no que você precisa para cumprir as metas daquela sessão e leve para o lugar que você reservou para fazer isso.

Saiba mais no site Quero Bolsa

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.