Saiba quais são as regras para o turista que deseja visitar o Jalapão

Para preservar o local, a entrada é controlada. Mais de 4.300 pessoas visitaram as dunas em maio e abril desse ano.

O parque estadual do Jalapão fica no leste do Tocantins. Tem dunas, a Cachoeira da Velha, fervedouros, o capim dourado e vários outros atrativos que chamam atenção de turistas brasileiros e até estrangeiros. Mais de 4.300 pessoas visitaram as dunas em maio e abril desse ano. Em 2017, no mesmo período, foram 2.551.

Para preservar o local, a entrada é controlada. De 6h ao meio dia só entra quem agendou com antecedência. Das 14h as 17h30, é permitido o acesso de turistas, desde que respeitem regras, como: não levar areia e plantas do ponto turísticos, além não andar fora da trilha.

Até o fim do ano, todos os pontos turísticos devem ter capacidade de visitantes. “Um estudo já foi feito, é multidisciplinar, com vários técnicos, de várias áreas. Eles dimensionam a capacidade com que aquele atrativo consegue suportar de visitação ao dia”, diz Marcelo Henrique Costa, gerente de unidades de conservação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), responsável pela fiscalização no local.

Ele diz que não consegue atender toda área, mas por causa do aumento de visitantes principalmente nas dunas, tem adotado regras. “Tem mais ou menos uns dois anos que isso vem tendo uma frequência. A gente tem agido para ordenar e controlar a visitação e mitigar os impactos decorrentes da atividade turística.”

Saiba mais no Globo.com

Para adquirir o e-book "Fotografia da Amazônia" basta contactar o fotógrafo pelo WhatsApp no (96) 3333-4579. A coletânea está no valor de R$ 30.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: