Educa

Curso superior garante melhores chances no mercado de trabalho

Nota do ENEM é um importante trunfo para entrar na Universidade

A Coach, psicóloga e diretora da Excelência Consultoria RH Renata Castello Branco observa que o mercado de trabalho busca um somatório de competências, habilidades e atitudes. O curso superior possibilita ao profissional adquirir conhecimento, métodos, teorias, conceitos e informações, que aliados ao saber fazer e ao poder de entrega, vai beneficiar o posicionamento profissional. Assim, ela acredita que o grande papel da universidade hoje é formar o profissional para o trabalho e não apenas para o emprego, pois os padrões mudaram.

Pela experiência na área de RH, Renata percebe que as pessoas com nível superior ainda têm as melhores chances. “Se a organização está em dúvida entre dois profissionais, por exemplo, um que possui curso superior e experiência, e outro que possui experiência, mas não tem curso superior, vai optar pelo primeiro. Então, o curso superior é um algo a mais, que vai garantir um aumento de probabilidade de êxito que aquele profissional vai oferecer para a empresa”, ressalta.

Empresas buscam profissionais qualificados e com formação superior
Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que a taxa de desalento – número de pessoas que desistiram de procurar emprego, chegou a 4,4%, no segundo trimestre deste ano, o índice mais alto da série histórica iniciada pelo órgão, no ano de 2012. Já são 27,6 milhões de brasileiros desempregados e, dentro desse universo, 4,833 milhões perderam a esperança de ter um trabalho. Infelizmente, as enormes filas são formadas por homens e mulheres sem nível universitário. Por outro lado, mesmo na crise, há empresas que têm vagas e não conseguem preenchê-las, pois buscam profissionais qualificados com competências oferecidas pelos cursos superiores, porém, enfrentam dificuldades para encontrar esses profissionais.

Saiba mais no Correio da Bahia

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: