Educa

Para que fazer exercícios? Confira 10 motivos para deixar o sedentarismo

É fácil encontrar motivos para não treinar ou praticar uma atividade física, mas são muito maiores os motivos para uma pessoa deixar o sedentarismo

Ter pouco tempo disponível, estar cansada por conta da rotina no trabalho e/ou nos estudos, não ter muito dinheiro, achar que não vai se adaptar a uma academia ou treinos de musculação , achar que é chato, que vai se cansar demais, que você não tem o “perfil” para ser “fitness”… São muitos os motivos que as pessoas encontram para não fazer exercícios.
Por outro lado, são inúmeros os benefícios que a atividade física proporciona ao praticante, iniciando pela liberação de endorfina no corpo, um “hormônio da felicidade”. Confira, então, dez motivos listados pelo profissional de educação física Guilherme Leme, da rede de academias Bio Ritmo, para fazer exercícios e deixar o sedentarismo de vez.

Para que fazer exercícios e deixar de ser sedentária?

1. Os exercícios diminuem a incidência de doenças cardíacas

De acordo com o especialista, a prática de exercícios cardiovasculares melhora a resistência do coração, o que faz com que ele fique mais preparado para os esforços naturais do dia a dia. O coração estando mais condicionado também faz com que a pressão arterior seja menor, diminuindo o risco de doenças cardíacas.

2. Fazer exercícios reduz o colesterol

Realizar uma atividade física regularmente contribui para a redução dos níveis de colesterol que podem causar doenças no coração. Enquanto aumenta os níveis de HDL, que é considerado o colesterol “bom”, reduz os níveis do LDL, o “mau” colesterol.

3. A atividade física melhora a qualidade do sono

Guilherme Leme revela que pessoas que se exercitam regularmente tendem a ter um sono melhor e a ter menos distúrbios de sono do que pessoas sedentearias. Os exercícios, desta forma, se tornam um remédio muito melhor para dormir do que os medicamentos de farmácia.

4. Se exercitar promove sensação de felicidade

Como explicamos acima, o estímulo gerado no corpo pelo exercício faz com que substâncias químicas sejam liberadas no organismo. Mas calma, nada que seja ruim para a pessoa. Muito pelo contrário, são substância que geram a sensação de prazer e realização. Leme garante que treinar vai deixar seus dias mais felizes, além de ser um poderoso remédio para prevenir a depressão.

5. Praticar exercícios pode aumentar sua expectativa de vida
E se gera tantos benefícios, é claro que a pessoa vai ganhar também alguns anos de vida. De acordo com o profissional de educação física, já existem fortes evidências que apontam aumento da londevidade no caso de pessoas que têm o hábito de se exercitar, em comparação com aquelas que são sedentárias, isso porque promove qualidade de vida e saúde.

Veja mais no site Delas – iG

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: