Educa

Promotoria de Laranjal do Jari promoverá o 1º Ciclo de Palestras sobre o Autismo

A Promotoria de Justiça de Laranjal do Jari, em parceria com o Hospital Estadual do município, promoverá nessa quinta-feira (28) e sexta-feira (29), das 8h às 17h, o 1º Ciclo de Palestras sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O intuito é difundir informação e propiciar o conhecimento necessário para um adequado cuidado e tratamento do portador de TEA no Município de Laranjal do Jari-AP.

A promotora de justiça e coordenadora da ação, Samile Alcolumbre Brito, ressaltou a importância do momento. “O dia 2 de abril é Dia Mundial da Conscientização do Autismo, razão pela qual se pretende realizar um ciclo de palestras para conscientizar e informar o público-alvo sobre o autismo, principalmente porque o Hospital Estadual de Laranjal do Jari realiza atendimento a, aproximadamente, 40 (quarenta) crianças e adolescentes portadores de autismo”, ressaltou.

A promotora de justiça ressaltou existir pouco conhecimento difundido sobre o tema no município e que esses esclarecimentos são fundamentais para a conscientização do que é o TEA.

O Ciclo terá como público alvo profissionais da área da saúde e educação, familiares de portadores de TEA e público em geral do Vale do Jari.

Nos respectivos dias, serão ministradas palestras educativas por profissionais de diversas áreas, tais como: terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeira médico, professor e promotor de justiça.

Foram convidados representantes da Prefeitura de Laranjal do Jari; Prefeitura de Vitória do Jari; Prefeitura de Almeirim; Diretoria do Hospital Municipal de Laranja do Jari; Secretaria Municipal de Educação; Coordenação de Educação Especial; Professores e Pedagogos das Escolas; CEO da Secretaria Estadual de Educação; Secretaria Municipal de Saúde; Unidades Básicas de Saúde; Centro de Fisioterapia; APAE de Laranjal e Vitoria do Jari; Educandários; Hospital de Monte Dourado/PA; pais e mães dos portadores de TEA; Dep. Estadual Aline Serrão; Câmara de Vereadores; imprensa; religiosos e comunidade.

TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) abrange diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento e que já começa a ser demonstrado nos primeiros dias de vida por dificuldades na interação social, na hora de brincar e na comunicação. Também, considera-se uma condição do desenvolvimento neurológico, caracterizado por uma alteração da comunicação social e pela presença de comportamentos repetitivos e estereotipados.

SERVIÇO:

Luanderson Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: