AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Plano de Ação contra o Aedes aegypti é executado em Macapá

O combate às endemias é diário. Para manter o município livre de surtos de doenças como a dengue, a Prefeitura de Macapá executa o Plano de Ação contra o Aedes aegypti. Durante o mês de abril, várias frentes simultâneas de serviço atuarão nos bairros apontados como médio e alto risco de infestação do mosquito.

Nos bairros Novo Horizonte, Marabaixo e no distrito de Fazendinha, os trabalhos já iniciaram. As equipes permanecerão nessas regiões por pelo menos uma semana. As ações são planejadas com base nos Levantamentos Rápidos do Índice de Infestação por Aedes aegypti. “Com os resultados do LIRAa, montamos várias frentes de trabalho para intensificar nossas ações. Pela manhã, agentes de endemias fazem as inspeções domiciliares em forma de bloqueio vetorial, identificando os quarteirões onde a incidência de focos é maior”, explica o diretor da Vigilância Ambiental, Josean Silva.

Até o fim de abril, 35 bairros serão trabalhados com tratamento focal pela manhã e borrifação à tarde. Além das atividades de eliminação, também estão previstas ações de educação em saúde. “Por meio do Núcleo de Educação em Saúde, faremos blitzen educativas e intervenção em algumas escolas para sensibilizar a população sobre os cuidados que se deve manter durante esse período de chuvas”, conclui Silva.

De acordo com o levantamento, Macapá está em médio risco para infestação, sendo que o maior número de criadores (56,1%) ainda é encontrado no lixo descartado de forma irregular e outros resíduos sólidos.

Jamile Moreira

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: