Educa

Cerca de 30 toneladas de pneus são retiradas das ruas da capital do AP

Cerca de 10 mil unidades de pneus começaram a ser recolhidas em Macapá pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) nesta quinta-feira, 4. O material, que poderia servir de criadouro de mosquitos, será transportado para o município de Itapuã (SP) para ser triturado e reciclado. A ação faz parte da responsabilidade social e sanitária da Prefeitura de Macapá e também do convênio da gestão municipal com a Reciclanip.

De acordo com o secretário de Manutenção Urbanística, Augusto Almeida, a retirada dos pneus inservíveis faz parte da responsabilidade social e sanitária do Município. A Semur recolhe por meio de caçambas e disponibiliza nas carretas dessas empresas, que levam para a reciclagem nas regiões Sul e Sudeste do país. O material é recolhido de pequenas borracharias e lojas.

“Essa é uma responsabilidade ambiental e de saúde pública. Esses pneus demoram anos para se decompor e hospedam vetores como mosquitos, ratos e baratas. Nosso propósito é continuar com essa parceria e retirar esse material que polui também as ruas. Além disso, esse projeto faz parte da política nacional de resíduos sólidos. Uma parte ficará em Macapá para reciclarmos e darmos uma destinação certa para o objeto”, explica o secretário.

Na ação, foram retiradas cerca de 30 toneladas de pneus. Em 2018, saíram de circulação das ruas de Macapá aproximadamente 270 toneladas. O borracheiro Marclenes Camargo disse que é ótimo poder contar com essa parceria e que essa ajuda é fundamental para ele não acumular os pneus.

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: