AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Escola de Educação Infantil em Ipixuna Miranda é inaugurada

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, juntamente com o líder comunitário e moradores, inaugurou no sábado, 6, a Escola Municipal de Educação Infantil Lucimar Correa da Costa, na comunidade de Ipixuna Miranda, no distrito de Carapanatuba.

A obra foi feita por iniciativa do líder comunitário e presidente da Associação de Produtores de Ipixuna Miranda, Elivaldo Correa da Costa, conhecido por todos como “Seu Preto”, e teve apoio da Prefeitura de Macapá, que mobiliou e equipou toda a escola, cujo nome é uma homenagem à mãe do líder comunitário, Dona Lucimar Correa, que em vida teve um papel atuante como parteira na comunidade, trazendo muitas crianças ao mundo, sendo considerada uma figura ilustre na área da saúde na região. 

“Essa é uma demanda que havia sido apresentada para a Secretaria de Educação e, ano passado, quando estivemos na comunidade, ‘seu Preto’ decidiu fazer a escola e pediu nosso apoio para colocarmos para funcionar e aceitamos a parceria. E é esse esforço coletivo da comunidade junto com o poder público que estamos entregando, colocando a escola em funcionamento e garantindo o início das aulas”, disse a secretária de Educação, Sandra Casimiro.

Elivaldo da Costa agradeceu ao Município pelo investimento feito para o funcionamento da escola, que na próxima semana já iniciará seu ano letivo. “Desde o início da gestão, a prefeitura tem sempre apoiado a gente, seja na educação ou em outra área. Somos atendidos com muita atenção, e hoje só temos a agradecer por mais esse investimento e pelo esforço feito pelo nosso prefeito Clécio. É uma felicidade para a minha família e para todos da comunidade poder inaugurar a nossa escola”, destacou.

A instituição foi totalmente mobiliada pela prefeitura, recebeu mesas e cadeiras para alunos e professores, ventiladores, merenda escolar, além de equipamento de cozinha, como refrigerador, fogão, panelas, escorredores, kits para alimentação escolar, com pratos e colheres; saladeiras, caixas plásticas para alimentos, caçarolas, chaleiras, caneca, bacias plásticas e kit caldeirões de alumínio, dentre outros materiais, adquiridos por meio de Termo de Compromisso FNDE/MEC. A comunidade construiu a instituição de ensino e o poder público terá a responsabilidade de gerenciá-la a partir de agora.

“O exemplo do ‘seu Preto’, essa forma de chamar a responsabilidade de gerir a escola para o Município e de unir todos os esforços desse sonho material e imaterial junto com a comunidade, engrandece esse trabalho de parceria, que deve existir entre poder público e comunidade. Esse é o espírito que a gente precisa que as pessoas entendam, que o poder público necessita andar junto com as comunidades, todos fazendo a sua parte. O poder público tem sua obrigação sim, mas a sociedade e a comunidade também podem dar a sua contribuição, e essa escola é um exemplo disso”, argumentou o vereador Caetano Bentes.

A escola conta com duas salas de aulas, cozinha com refeitório e um banheiro. A instituição irá atender 25 crianças. Na região, havia apenas uma escola de ensino fundamental, gerenciada pelo Governo do Estado, que não atendia à demanda de educação infantil da comunidade, que agora terá sua própria escola, que irá atender crianças de 4 e 5 anos. “Desde o início da gestão, demos muita prioridade para a Saúde e à Educação, e com o tempo fomos melhorando.

Mesmo com pouco recurso, temos conseguido fazer obras, administrar a cidade, não deixar atrasar salários, captar recursos fora para fazer nossas obras, e temos também uma terceira forma de fazer essas melhorias, e que damos muito valor, que são essas parcerias que temos com as comunidades, que têm nos proporcionado levar essas melhorias”, ponderou o prefeito Clécio.

Estiveram presentes também na solenidade a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli, o agente distrital Adail Barriga, o deputado estadual Paulo Lemos, o diretor da escola, Ivaldo Ferreira e o agente distrital “senhor Carola”.

Karla Marques

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: