Dica de moda e de conforto: Alpargatas

Educa

Hoje vamos mostrar como as alpargatas podem ser versáteis, estilosas e principalmente, confortáveis!

Da Redação

A história das alpargatas

Este modelo de sapato data do século XIV, tendo sua origem da região mediterrânea da Catalunha. As alpargatas, como as conhecemos, são na verdade os espadrilles, tradicionalmete criados na Espanha especialmente para serem usados por soldados e trabalhadores do campo. O calçado era ideal para estas classes de trabalhadores, pois isolavam os pés do frio, umidade e calor, e ainda por cima eram bem confortáveis.

Após o processo de industrialização, a maioria dos trabalhadores rurais passaram a trabalhar em fábricas, o que consequentemente diminuiu a procura por este tipo de calçado. Devido a isso, muitas empresas fecharam, ainda assim algumas continuaram a produzir a alpargata.

A família Castañer deu prosseguimento a produção, mas com um modelo repaginado, que tempos depois acabou ganhando o mundo ao serem encomendadas por Yves Saint-Larent, estilista famoso, que usou os modelos com salto em um desfile nos anos 70.

Com um estilo handmade (feito a mão), as alpargatas são feitas de tecidos como a lona ou o jeans e o solado feito com cordas.

Versatilidade para o seu dia dia

Com uma modelagem moderna a alpargata hoje é ícone de versatilidade (podemos encontrar modelos baixos, com salto, com laços). Isto porque os calçados podem ser utilizados em diversas ocasiões, tanto para ir a faculdade, quanto para passear, por exemplo.

É estilo que você quer?

A fabricação das alpargatas permitem a criação de vários estilos, que podem render combinações charmosas, românticas, informais, de acordo com a sua necessidade.

Na época em que estourou, muitos artistas de renome se apaixonaram pelo modelo, a exemplo de Martilyn Monroe, Salvador Dalí, John Kenedy, Rita Hayworth, Humphrey Bogart, Lauren Bacall, dentre tantos outros.

Por ser um modelo de calçado atemporal, marcas famosas no mercado, tanto internacionais, quanto nacionais, tem apostado em modelos, com diversos estilos e estampas, das lisas as bordadas, com saltos, rendas, metalizadas, coloridas, além de chinelos esparto mulher, todas únicas.

– Existem os modelos estampados, que podem ser combinados com vestidos leves, por exemplo ou roupas com uma única tonalidade.

Reprodução

– Se a ocasião pede um estilo mais inverno, por exemplo, a opção é usar um modelo com uma cor mais fechada, como preto, azul escuro, um blazer e uma calça, macacão. Por que não?

Reprodução

– Vai pra faculdade? As combinações podem ir do mais jovial ao mais clássico, sempre com um toque de charme da alpargata.

Reprodução

O conforto que você precisa

Além de toda versatilidade e charme, as alpargatas também são extremamente confortáveis. Afinal a criação deste modelo de calçado foi pensado para atender a esta necessidade em especial. Por isso, esta é a peça ideal para quem preza pelo conforto na hora de compor o look! Se o dia está quente, se está frio não importa, devido ao fator isolamento que elas possuem, as alpargatas podem ser utilizadas em qualquer estação do ano, sem deixar o conforto de lado!

Sugestões de modelos

Veja alguns modelos que separamos para você se inspirar e passar a usar as alpargatas também!!

  • Alpargata Classic Embroidery Black – Marca: Paez

Este modelo é bordado na parte superior da alpargata, com motivos em flores e possui um diferencial, é feito com materiais veganos, além de ser reforçada com costura dupla. Fica muito bem se combinado com um vestido preto ou um conjunto jeans. Ideal para ir até para o trabalho.

Composição: nylon e algodão

  • Alpargata Classic Diamonds Mesh Pink

A alpargata Classic Diamonds Mesh Pink possui uma tela que reveste o tecido do calçado, dando um toque romântico. Pode ser usada com vestidos do mesmo tom ou de tons mais escuros, macacão jeans ou uma combinação casual de short e blusinha.

Composição: 100% algodão

  • Alpargata Classic Satin Navy Navy

Este belo modelo de alpargata denominado Classic Satin Navy Navy é coberta por cetim cru, sendo este um diferencial deste modelo. Também pode ser encontrada em outras cores como o rosa claro e o preto. Essa alpargata é ideal para ocasiões noturnas com um look acompanhado por um blazer ou uma jaqueta com um corte mais reto e calças compridas.

Composição: cetim cru e poliester.

Abertura do Encontro dos Tambores no Amapá

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.