Cientistas desenvolvem material para criar áreas habitáveis em Marte

Educa

Ryan F. Mandelbaum

A superfície de Marte, até onde podemos dizer, não é habitável para os humanos. Mas eventualmente, a humanidade gostaria de estabelecer um posto avançado no Planeta Vermelho. Isso claramente vai exigir um pouco de aquecimento. No entanto, como fazer isso?

Cientistas agora propõem usar um material isolante chamado aerogel de sílica para tornar as partes das superfície marciana mais amigáveis à sua vida fotossintética, também conhecidas como plantas. Não é de forma alguma sugestivo existir um projeto de terraplanagem em todo o planeta, mas talvez uma manta de aerogel derreta mais facilmente a água nas calotas de gelo de Marte para tornar uma pequena parte do planeta habitável para visitantes de longo prazo, tanto humanos como plantas.

“A parte boa é que as outras formas em que você pode pensar em ‘terraformar’ um planeta estão muito distante”, disse Laura Kerber, pesquisadora do Laboratório de Propulsão à Jato da NASA, ao Gizmodo. Longe da ciência radical, os aerogéis de sílica são uma tecnologia pequena e escalável que já existe.

Veja mais no Gizmodo

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.