Com o tema “De Mãos dadas por um Brasil de todas as cores”, 19ª Parada do Orgulho LGBT+ do Amapá será neste domingo, 1

Educa

Com o tema “De Mãos dadas por um Brasil de todas as cores”, a 19ª Parada do Orgulho LGBT+ do Amapá será neste domingo, 1 de setembro, a partir das 16h, no complexo do Araxá, e finalizará na Praça Zagury, com programação cultural de drags, bandas locais e Dj’s. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Macapá e Governo do Estado.

 A Parada mais antiga  da Região Norte pretende agregar e envolver os jovens do movimento que estão  dando uma nova cara na política da diversidade sexual no Amapá. . Os organizadores reforçam que o tema de “Mãos Dadas por um Brasil de todas as cores” vai além da bandeira símbolo do arco íris LGBT. O objetivo também é abraçar as outras causas de segmentos populacionais que estão sendo ameaçados pela postura conservadora do novo governo. Como, por exemplo, as mulheres, os indígenas e o povo negro.

De todas as cores é o desejo de reafirmar o debate sobre a democracia brasileira e a identidade nacional, que vai além de cantar o hino nas escolas ou saudar  a bandeira. Ser brasileiro traz um outro significado, é respeitar a diversidade e pluralidade do povo brasileiro.

“O evento  pretende se reformular, com uma cara mais jovial e também enfrentar as novas demandas da população LGBT no Amapá. Justamente, em um momento de um avanço conservador que tem ameaçado os direitos  conquistados por segmento populacional no Brasil. O tema foi escolhido por refletir o atual momento político do país. Nós  LGBT’S  também somos brasileiros e devemos  ter os nossos direitos fundamentais e constitucionais garantidos pelo Estado  Brasileiro”, frisou Coordenador Geral da 19ª Parada do Orgulho LGBT do Amapá e presidente do Conselho Estadual LGBT, André Lopes.

Em 2018, o evento reuniu mais de 50 mil pessoas, que se uniram e coloriram a orla de Macapá para celebrar o amor, a diversidade, a resistência e a luta na 18ª Parada do Orgulho LGBT. Em 2019, a organização quer sensibilizar mais pessoas  a participarem.

Confira a programação que antecede a Parada LGBT + do Amapá

28/08 (Quarta-feira) Roda de conversa: Vidas Trans Importam

Ocorrerá nesta quarta-feira, 28,  às 17h, na Casa de Cultura Sankofa, ocorrerá a roda de conversa “Vidas Trans Importam”. O evento passa a integrar, pela primeira vez, o cronograma oficial de atividades da XIX Parada, a discutir as consequências da invisibilidade das pessoas trans em nossa sociedade.

  • Apresentações musicais ficarão por conta de:
  • Hanna Paulino;
  • Tânia Leal;
  • Maniva Venenosa.

29/08/2019  (Quinta–feira)         Rainbow Fashion

Ocorrerá nesta quinta-feira, 29, na Casa de Cultura Sankofa, ocorrerá a “Rainbow Fashion”, evento organizado pelo Coletivo Palafita, parceiro da Parada. Trata-se de desfile de peças de roupas de empreendedores LGBT do ramo têxtil amapaense, e afins.

30/08/2019 –     III Marcha LBT

Na  sexta-feira, 30,  ocorrerá a III Marcha LBT, com saída da Praça da Bandeira. Um movimento direcionado à visibilidade e à manifestação de pautas sociopolíticas específicas às companheiras mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais do Amapá. A chegada da marcha será na praça em frente à Casa do Artesão, para confraternização conjunta à Viada Cultural – II Feira da Diversidade.

30/08/ (Sexta-feira) –   Viada Cultural e II Feira da Diversidade

A Viada Cultural ocorrerá na praça em frente à Casa do Artesão, na sexta-feira, 30, haverá a II Feira da Diversidade. O evento é um convite a toda a comunidade amapaense para prestigiar e participar do comércio de materiais e serviços produzidos por empreendedores LGBT. Em parceria com a SETE/AP, a II Feira da Diversidade será uma grande exposição de produtos e a oferta de serviços em diversas barracas sob preços acessíveis. Confecções de roupas, adereços pessoais, livros, objetos decorativos, comidas, bebidas e muitos outros itens à disposição para vendas. Durante a Feira, ocorre também a Viada Cultural. Apresentada por Katryelle Velmont, a Viada Cultural é a tradicional festa que, mais uma vez, vai servir de esquenta e contagem regressiva à XIX Parada do Orgulho LGBT de Macapá.

Haverá manifestações artísticas de:

  • Banda Sisplop;
  • Brenda Zeni;
  • Mc Nic;
  • Mc Yanne;
  • DJs Lobotomy, Maya Valentino, Bela Versace, Dominatrix, DG e Gaybi Kardashian;
  • Declamação poética de Pedro Stkls e dança com pocs bailarinas.

31/08/ (Sábado)–            Pré-Parada do Sankofa

No sábado,  às 19h, a Casa de Cultura Sankofa, uma de nossas parcerias, fará sua festa de esquenta à XIX Parada.

31/08/ Sábado–               Pré-Parada do Treta: Drags Gone Wild

Em 31/08/2019, às 19h, o bar Treta, um de nossos aliados, fará sua festa de esquenta à XIX Parada com muita discotecagem e show de drag queens amapaenses.

01/09/ (Domingo) –19ª Parada do Orgulho LGBT+ de Macapá

Após as atividades do Mês da Diversidade, acontece a marcha de 9km às margens do rio Amazonas, que se inicia no Complexo do Araxá e finaliza-se no palco principal instalado na Praça do Coco. Além de contar com apresentações musicais, performances e discotecagem, este palco simboliza e promove a confraternização da diversidade.

01/09/  (Domingo)Pós-Parada: Depois do Neon

Após a XIX Parada do Orgulho LGBT de Macapá, ocorre a “Pós-Parada”. Neste ano, o Premiado Empreendimento LGBT Brilho de Fogo – Domingayra Prime realizará mais uma vez essa tradicional festa, em sua edição intitulada “Depois do Neon”, na sede da SEINF.

 Lilian Monteiro

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.