“Encontramos vida em Marte em 1976”, diz ex-cientista da Nasa

Educa

O cientista Gilbert V. Levin publicou um artigo afirmando que a missão Viking, que enviou uma sonda para Marte em 1976, encontrou sinais de “respiração microbiana” com o experimento Labeled Release (LR)

O cientista Gilbert V. Levin publicou um artigo dizendo que está convencido de que uma missão da Nasa dos anos 1970 encontrou sinais de vida em Marte.

Levin participou do experimento de detecção de vida Labeled Release (LR), que fazia parte da missão Viking para Marte, em 1976.

A Viking foi a primeira missão da história a pousar uma nave em Marte com segurança e enviar imagens da superfície do Planeta Vermelho.

No experimento, a sonda Viking colocou nutrientes em amostras de solo de Marte. Se houvesse alguma forma de vida ali, presume-se que ela consumiria esses nutrientes e emitiria algum gás como resultado do metabolismo desses nutrientes.

Segundo Levin, no dia 30 de julho o experimento retornou seus resultados iniciais coletados de solo de Marte e, surpreendentemente, eles deram positivo para detecção dos tais gases, ou seja, de “respiração microbial”. Conforme o experimento progredia, quatro resultados deram positivo, em comparação com cinco experimentos controle.

As curvas de respiração microbial resultantes foram parecidas com curvas produzidas por testes de amostras de solo da Terra. “Parecia que havíamos respondido à pergunta definitiva”, escreveu Levin.

Veja íntegra na Revista Planeta

Aprecie a boa música da Amazônia

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.