Ouça "Notícias da Amazônia ao vivo!" no Spreaker.

Região metropolitana de Santiago passa por novo toque de recolher

Senado aprovou hoje revogação do aumento das passagens de metrô

A capital do Chile, Santiago, passa hoje (21) por novo toque de recolher, que vai das 20h desta segunda às 6h da terça-feira. A medida tem sido tomada com o início de protestos relacionados ao aumento dos preços das passagens do transporte público.

Por votação unânime, o Senado chileno aprovou hoje, projeto de lei anunciado pelo governo que permite ao presidente Sebastián Piñera revogar o aumento das tarifas. A votação teve 39 votos a favor, sem abstenções ou votos contra, estando pronta para se tornar lei. O projeto foi aprovado ontem na Câmara dos Deputados, com o voto favorável de 103 deputados e um voto contrário.

Protestos
Após o aumento nos preços das passagens do metrô, a capital chilena começou a enfrentar protestos na última quinta-feira (17). Manifestantes reclamam também da desigualdade social, e dos altos preços de serviços de saúde e educação e dos baixos salários.

As manifestações violentas levaram o governo a decretar toque de recolher. Santiago e outras 4 regiões proibiram o livre trânsito de pessoas.

A prefeitura de Santiago confirmou hoje que 11 pessoas foram mortas nos confrontos. A polícia chilena informou que 819 pessoas foram detidas ontem (20) e que 67 policiais foram feridos. Desde o início dos confrontos, mais de 1400 pessoas foram detidas.

Com informações da TVN. emissora pública de televisão do Chile.

EBC

Ouça "Notícias da Amazônia ao vivo!" no Spreaker.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: