Vaticano: condição de Bento XVI “não é particularmente preocupante”

Papa emérito está superando doença dolorosa, mas não grave

O Vaticano, ao responder a uma reportagem de um jornal alemão de que o papa emérito Bento XVI estaria gravemente doente, informou nessa segunda-feira (3) que a condição “não é particularmente preocupante” e que ele que está superando uma doença dolorosa, mas não grave.

O esclarecimento veio horas depois de o biógrafo de Bento, Peter Seewald, ter causado alarme ao dizer ao Passauer Neue Presse que ele havia achado o papa emérito, de 93 anos, excepcionalmente frágil quando o visitou no sábado (1º)..

Seewald disse que Bento, que está com problemas de saúde há algum tempo, agora sofre de herpes zóster, uma infecção viral que causa erupções dolorosas e é comum entre idosos.

Veja também:
Violinista é aprovado para estudar na Bélgica e faz vaquinha para conseguir embarcar
Dicas para se motivar com o aprendizado remoto
Conselheiros do Tribunal de Contas do Amapá são condenados à prisão e perda dos cargos

“As condições de saúde do papa emérito não são particularmente preocupantes, tirando o fato de ser um homem de 93 anos que está superando a fase mais aguda de uma doença dolorosa, mas não grave”, afirmou o comunicado.

Seewald declarou que a voz de Bento é quase inaudível – repetindo algo que outros visitantes disseram há meses – e que o papa emérito disse a ele que poderia voltar a escrever se recuperasse suas forças.

Em junho, Bento, que vive em um antigo convento nos jardins do Vaticano, deixou a Itália pela primeira vez desde sua renúncia em 2013 para uma visita de despedida ao irmão mais velho, Georg, na Baviera. Georg Ratzinger morreu em 1º de julho, aos 96 anos. Os dois irmãos foram ordenados sacerdotes no mesmo dia, em 1951.

Reuters

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.