Enem 2021: cartilha dá orientações sanitárias para o exame

Participantes podem levar luvas transparentes ou semitransparentes para usar durante as provas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior prova de acesso ao ensino superior do país, que possibilita o ingresso em faculdades brasileiras e 50 portuguesas com a nota obtida no exame. Na atual edição, o sistema do Enem recebeu 4.004.764 inscrições, número corresponde às duas versões do exame (impressa e digital). Para orientar os estudantes inscritos sobre as medidas sanitárias que devem ser adotadas nos dias das provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou a cartilha “Orientações gerais de prevenção à COVID-19”. Nela, os candidatos podem aprender sobre o uso de máscaras, higienização das mãos e as medidas a serem tomadas para evitar contaminação.

A cartilha traz orientações como a opção de levar luvas transparentes ou semitransparentes para usar durante a aplicação da prova; separar máscaras para usar durante a aplicação; levar frasco de álcool líquido ou em gel, que também será disponibilizado pelo Inep; e a recomendação para que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo.

Conforme as orientações, durante a permanência nos locais de prova os participantes também deverão seguir algumas recomendações como: permanecer de máscara durante a aplicação e higienizar as mãos em caso de troca de máscara ou em qualquer tipo de contato com materiais ou pessoas durante a aplicação.

Caso o candidato apresente sintomas da Covid-19 na semana que antecede a aplicação do exame ou em sua véspera, a orientação permanece a mesma da edição anterior: o participante nessa condição não deverá comparecer ao local de provas, podendo solicitar reaplicação na Página do Participante.

Para o dia de aplicação do Enem, o Inep apresenta orientações importantes para que os candidatos obedeçam, sendo elas: comparecer ao local de aplicação com antecedência de uma hora para facilitar a entrada; respeitar o distanciamento social e usar máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca.

No momento de se identificar, antes de entrar na sala de provas, o participante deve retirar a máscara pelo elástico para que o chefe de sala possa verificar a fisionomia e a foto do documento de identificação. Após essa etapa, deve-se higienizar as mãos com álcool em gel e seguir as demais instruções do chefe de sala.

Cronograma do Enem 2021

Inscrições: 30 de junho a 14 de julho 

Pagamento da inscrição: até 19 de julho 

Pedido de atendimento especializado: 30 de junho a 14 de julho 

Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23 de julho 

Provas: 21 e 28 de novembro 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.