Programa abre inscrições para bolsas de estudo integrais em universidades europeias

Mestrandos de qualquer lugar do mundo podem participar

O Erasmus Mundus, programa europeu de fomento à educação, formação, apoio a juventude e esportes abriu mais uma etapa de seleção do projeto Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD), que concede bolsas de estudo integrais de mestrado em universidades europeias. Destinadas a estudantes de qualquer lugar do mundo, as bolsas possuem duração de 12 ou 24 meses.

O EMJMD permite que os bolsistas estudem em até dois países diferentes do país de origem. A ação é Realizado em parceria com instituições de ensino superior de diversos países da Europa. Para participar, os candidatos devem comprovar que não residiram em solo europeu por, no mínimo, um ano nos últimos cinco anos.

Os estudantes selecionados pelo programa receberão os seguintes benefícios:

  • um auxílio financeiro de 1.100 euros ou 1.200 euros mensais;
  • pagamento das taxas das universidades que receberão o estudante;
  • subsídio para viagens, incluindo as de ida e volta;
  • caso o aluno deseje, pode solicitar visto de trabalho após a conclusão de um mestrado ou doutorado.

Para concorrer às bolsas de estudo para mestrado do EMJMD, os interessados devem se inscrever até o dia 31 de dezembro, pelo site do programa. Entre os documentos exigidos, está o certificado de comprovante de proficiência em inglês do TOELF ou IELTS. Há universidades que também aceitam o Duolingo English Test Proficiency, que pode ser obtido pelo estudante de forma on-line.

Quanto a documentação exigida, é preciso conferir as exigências de cada instituição de ensino participante, que variam. Isso porque cada programa de mestrado possui requisitos próprios para entrada. Mas, no geral, os principais documentos pedidos, além de atestar que não morou na Europa no período estipulado pelo programa, são:

  • diplomas anteriores com transcrições;
  • uma carta de motivação (o tamanho do texto varia com cada programa);
  • ensaio de plano de estudo ou proposta de projeto de pesquisa.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil, com informações do Estudar Fora

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.