Hoje, 5 de novembro é dia do voluntariado

Data celebra o nascimento do rei Juan Carlos na Espanha

  • Dia Internacional do Voluntário, criado pela ONU, através de resolução da Assembleia-Geral. A data foi instituída como uma forma de reconhecer e promover o trabalho voluntário ao redor do mundo. De acordo com a ONU, 70% do trabalho voluntário não envolve nenhum tipo de organização, mas é realizado de maneira informal entre as pessoas e suas comunidades. Um outro dado interessante é que mulheres geralmente se envolvem em atividades voluntárias informais, enquanto homens se envolvem mais em voluntariado formal.

  • Nascimento do Rei Juan Carlos da Espanha (1938), em Roma, na Itália. João Carlos I foi Rei de Espanha de 1975 até sua abdicação em 2014, quando passou a ser referido como “rei emérito”, mantendo assim seus títulos, honras e tratamento real. Segundo os serviços de inteligência da Espanha, o rei teve milhares de amantes e vários relacionamentos extraconjugais e nos últimos anos perdeu a popularidade acusado de corrupção. Por causa disso deixou seu país em agosto de 2020.

  • Nasce o escritor, linguística, semiótico, bibliófilo e filósofo italiano Umberto Eco (05-01-1932) em Alessandria, na Itália. Umberto Eco é conhecido por sua carreira como escritor. Ele é autor de vários romances como “O nome da rosa” e “O pêndulo de Foucault”. Ele morreu no dia 16 de fevereiro de 2015, em Milão, Itália.

  • Morre no RJ o escritor e jornalista Carlos Heitor Cony (2017), aos 91 anos. Com uma longa carreira de jornalista, iniciada nos anos 1950, e atuação nos principais jornais e revistas do país ao longo das últimas décadas, Cony é considerado um dos maiores escritores brasileiros (17 romances), como “O ventre” (1958), “A verdade de cada dia”, “Tijolo de segurança” e “Pilatos” (1973). Ganhou diversos prêmios, como o Jabuti (por 3 vezes) e, desde 2000, era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Carlos Heitor Cony nasceu no Rio em 14 de março de 1926. Dizia que, até os cinco anos de idade, foi mudo e não falou uma única palavra.

  • Dia de Santa Emiliana.

Colaborou Paulo Tarso Barros

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.