Hoje é dia internacional de mulheres e meninas na ciência

  • Criação da Advocacia-Geral da União – AGU [Fundada em Brasília a 11/02/1993, é a instituição responsável pela representação, fiscalização e controle jurídicos da União e da República Federativa do Brasil, bem como pela proteção do patrimônio público contra terceiros ou contra os ocupantes do Governo].

  • Dia do Zelador.

  • Dia Mundial do Enfermo.

  • Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência [Data aprovada pela Assembleia das Nações Unidas em 22 de dezembro de 2015, por meio da Resolução A/RES/70/212, para promover o acesso integral e igualitário da participação de mulheres e meninas na ciência].

  • Nelson Mandela é libertado após 27 anos de prisão devido a intensa pressão internacional por sua liberdade, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk (África do Sul – 11/02/1990). Nelson Rolihlahla Mandela (1918–2013) foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, ganhador de um Prêmio Nobel da Paz em 1993, considerado como o mais importante líder da África Negra, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba ou “Tata”.

  • Nascimento de Thomas Edison em Milan, Ohio, 11/02/1847. Foi um empresário e inventor dos Estados Unidos que patenteou e financiou o desenvolvimento de muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. “O Feiticeiro de Menlo Park”, como era conhecido, foi um dos primeiros a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção. Na sua vida, Thomas Edison registrou 2332 patentes. O fonógrafo foi uma de suas principais invenções. Outra foi o cinematógrafo, a primeira câmera cinematográfica bem-sucedida, com o equipamento para mostrar os filmes que fazia. Edison também aperfeiçoou o telefone, inventado por Antonio Meucci, em um aparelho que funcionava muito melhor. Fez o mesmo com a máquina de escrever. Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente, o fonógrafo, o cinescópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. Teve também um papel determinante na indústria do cinema. Ele morreu em West Orange, Nova Jérsei, a 18/10/1931.

  • Morre em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o cientista, médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, a 11/02/1917. Nascido em São Luiz do Paraitinga – RJ, a 05/08/1872, Oswlado Cruz foi um médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil, fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Federal no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz, hoje a Fundação Oswaldo Cruz, respeitada internacionalmente.

  • Morte do filósofo, físico e matemático francês René Descartes, nascido em La Haye en Touraine, a 31/03/1596 e falecido em Estocolmo a 11/02/1650. Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria – fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, foi também uma das figuras-chave na Revolução Científica. Descartes, por vezes chamado de “o fundador da filosofia moderna” e o “pai da matemática moderna”, é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental.

-Dia de Nossa Senhora de Lourdes [É uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições que foram presenciadas por Santa Bernardete Soubirous, numa gruta de Lourdes, na França. Ocorreram no ano previsto por Nossa Senhora de La Salette, também em França, em 1846, doze anos antes, e foram reconhecidas pela Igreja Católica].
………………………………..
(Pesquisa, edição e condensação dos textos: Paulo Tarso Barros.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: