Mundo da música celebra hoje o dia do Reggae

DIA 11 DE MAIO DE 2022:

  • Dia Nacional de Frei Sant’Anna Galvão [Lei no 11.532, de 25 de outubro de 2007, é instituído o dia 11 de maio como o Dia Nacional do Frei Sant’Anna Galvão, que constará oficialmente no calendário histórico-cultural brasileiro].
  • Dia Nacional do Reggae [Instituído no Brasil pela Lei Federal nº 12.630/2012, o dia 11 de maio tornou-se o Dia Nacional do Reggae. A data para celebração deste gênero musical, originário da Jamaica, foi escolhida por ser o dia em que faleceu Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, em 1981, aos 36 anos de idade, em Miami (EUA). Nascido em 6 de fevereiro de 1945, o jamaicano Bob Marley foi responsável por popularizar o reggae por todo o mundo. Com a banda The Wailers, que fundou em 1963, transitou do ska e rocksteady, para desaguar e definir o que viria a ser conhecido como reggae roots (raiz)].
  • Aniversário da Lei do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS (Lei nº 8.036/1990).
  • Inauguração do telégrafo no Brasil [D. Pedro II trocou mensagens com o Barão de Capanema e Eusébio de Queirós. No Brasil, o telégrafo foi inaugurado em 11 de maio de 1852.Com o objetivo de modernizar o país, facilitar a comunicação entre o Palácio Imperial e o Quartel do Campo, no Rio de Janeiro, as primeiras linhas telegráficas instaladas no Brasil eram inteiramente relacionadas às necessidades políticas. Com o fortalecimento da necessidade de integração política, o sistema telegráfico foi ampliado, passando a constituir uma pequena rede, incluindo o quartel-general, o morro do Castelo, o quartel de permanentes e os arsenais de Guerra e da Marinha].
  • Lançamento da Edição em português da Wikipédia em 11 de maio de 2001 [Wikipédia em português, Wikipédia em língua portuguesa ou Wikipédia lusófona é a versão em língua portuguesa da Wikipédia, a enciclopédia de licença livre. A palavra “lusófona” refere-se a um país ou povo que tem como língua oficial o português. Além de ser o sexto site mais acessado do mundo, a Wikipédia é o vigésimo segundo mais acessado do Brasil. A Wikipédia em português foi a terceira edição da Wikipédia a ser criada, simultaneamente com outras línguas. Iniciou suas atividades em 11 de maio de 2001, tendo alcançado a marca de cem mil artigos em 26 de janeiro de 2006. Seu primeiro editor foi João Mário Rodrigues Miranda, engenheiro químico português, nascido em Moçambique].
  • Nascimento de Rubem Fonseca, em 11 de maio de 1925, em Juiz de Fora, MG. Foi um contista, romancista, ensaísta e roteirista brasileiro. Formado em Direito, exerceu várias atividades antes de dedicar-se inteiramente à literatura. Em 2003, venceu o Prémio Camões, o mais prestigiado galardão literário para a língua portuguesa, além dos prêmios Coruja de Ouro, o Kikito do Festival de Gramado e o Prêmio Jabuti, pois é considerado um dos maiores ficcionistas do Brasil. Morreu no dia 15 de abril de 2020, no Rio de Janeiro e é autor, dentre outros, dos seguintes livros: Feliz Ano-Novo, contos, 1975; A Grande Arte, romance, 1983; Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos, romance, 1988; Agosto, romance, 1990; História de Amor, contos, 1997; A Confraria dos Espadas, contos, 1998; O Doente Moliére, romance, 2000.
  • Dia de Santo Afonso Navarro [Era um sacerdote diocesano que teve sua vida comprometida com o Reino, com os pobres de Deus explorados, injustiçados e crucificados pelo poder constituído em El Salvador. Sofreu um atentado no dia 13 de janeiro de 1977. Uma bomba explodira na garagem, destruindo completamente seu carro, tendo continuado a repressão, culminando com o assassinado de Pe. Rutilo Grande, no dia 12 de março. No dia de seu assassinato, havia sido intimado a depor por causa de uma gravação feita por uma aluna, filha de militar graduado, não tendo sido nada comprovado, a não ser a sua luta sincera e evangélica pela justiça em favor do povo oprimido. Santo Afonso Navarro Oviedo, foi assassinado por quatro homens armados, que invadiram sorrateiramente a casa paroquial e o crivaram de balas, juntamente com Luisito Torres, um jovem de 14 anos, testemunha do crime, no dia 11 de maio de 1977].
    …………………………………………
    (Pesquisa, seleção, edição e condensação dos textos:Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.