Hoje é celebrado o Dia da África

DIA 25 DE MAIO DE 2022:

  • Dia Mundial da África [O Dia da África, anteriormente conhecido como Dia da Libertação Africana, é comemorado anualmente em 25 de maio. Celebra o aniversário da fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), desde 2002 substituída pela União Africana. Fundado no ano de 1963, esse organismo nasceu no bojo da luta de países africanos pela independência. Naquele dia 25 de maio de 1963, representantes de 30 nações africanas foram recebidos em Adis Abeba por Sua Majestade Imperial Hailé Selassié I, imperador da Etiópia e último governante da dinastia salomônica, que garantira por muitos séculos a excepcionalidade da Etiópia no quadro geral da África conquistada e partilhada pela Europa].

– Criação da Organização da Unidade Africana – OUA –1963

  • Dia do Trabalhador Rural é comemorado anualmente em 25 de maio, no Brasil. A data homenageia todas as pessoas que dedicam seu tempo trabalhando nas zonas rurais, campos, fazendas etc.

  • Aniversário do Código Florestal [O dia 25 de maio de 2017 ficou marcado como o aniversário da Lei 12.651/2012, conhecida como Novo Código Florestal. Esse “novo” código veio em substituição à Lei 4.771/1965, que por sua vez instituía o nosso tradicional Código Florestal Brasileiro].

  • Dia Nacional da Adoção [No Brasil, o Dia Nacional da Adoção foi oficializado a partir do decreto de lei nº 10.447, de 9 de maio de 2002. Esta lei instituiu o 25 de maio como data oficial de celebração do Dia da Adoção no país].
  • Dia Internacional das Crianças Desaparecidas [Esta data tem o objetivo de alertar as pessoas sobre todas as questões relacionadas com o desaparecimento de crianças e adolescentes. De acordo com o S.O.S Crianças Desaparecidas, estima-se que aproximadamente 50 mil jovens desapareçam por ano no Brasil. Durante esta data, várias instituições em prol dos direitos da criança, organizam atividades que visam mobilizar a população em geral na tentativa de solucionar os milhares de casos de jovens desaparecidos].

  • Dia Internacional do Desafio [Data móvel, é celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de maio (25/05 em 2022). O principal objetivo desta data é motivar a população à prática de atividades físicas, seja para melhorar a saúde física como também a mental. Neste dia, as comunidades de diferentes cidades do Brasil e mais outros países do continente americano se reúnem para disputar, amistosamente, competições e desafios que estimulam o corpo. A proposta é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, tornando esta ação um hábito diário. O Dia do Desafio foi criado no começo da década de 1980, no Canadá, mas com o passar dos anos, o espírito do Dia do Desafio se consolidou e espalhou-se por todo o mundo].
  • Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte – Lei nº 12.325, de 15 de setembro de 2010 [Comemorado no dia 25 de maio, a data cívica foi criada em 2010, com o objetivo de propor uma reflexão sobre o papel do ‘cidadão contribuinte’ para o funcionamento da sociedade. O cidadão contribuinte é o cidadão participativo da construção social. Dedicar um dia ao contribuinte é dedicá-lo a cada cidadão responsável pela vida coletiva, tendo em vista que todos pagamos impostos e que são os tributos a principal forma de financiar os bens e serviços comuns. Afinal, é a tributação que viabiliza as políticas públicas, a infraestrutura do país e serviços como educação, saúde e segurança].

  • Dia da Costureira [É celebrado anualmente em 25 de maio. As costureiras não são simples profissionais, também podem ser consideradas verdadeiras artistas! Segundo a Associação Brasileira de Vestuário (Abravest), a produção das costureiras brasileiras movimenta mais de R$ 4,5 bilhões por ano. Também conhecidas como estilistas, as costureiras podem criar tendências de moda que serão usadas ao longo das diferentes estações].

  • Dia do Massagista [No dia 25 de maio é comemorado o dia do massagista ou massoterapeuta (termo mais utilizado atualmente), profissão reconhecida desde 1961. O Decreto Lei nº 3.968 legaliza a atuação do profissional desde que o mesmo tenha a aprovação e um certificado do Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina].
  • Dia da Indústria e do Industrial [O dia 25 de maio foi escolhido como Dia da Indústria em homenagem ao patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, que faleceu em 25 de maio de 1948. Roberto Simonsen foi um engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras – ABL. Além disso, Simonsen era presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

  • Dia do Orgulho Nerd [O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek, é uma iniciativa que defende o direito de toda pessoa em ser um nerd ou um geek, e para promover a cultura nerd/geek. A data foi escolhida para homenagear o lançamento de um dos filmes de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, 1997].
  • Dia da Toalha [O dia 25 de maio foi escolhido para representar o Dia da Toalha em homenagem a Douglas Adams, autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, que morreu em 11 de maio de 2001].

  • Dia Internacional do Sapateado [É comemorado no dia 25 de Maio. A data foi oficializada no dia 7 de novembro de 1989. Também conhecido como Tap Dance Day, o Dia do Sapateado é uma homenagem a esse estilo de dança que começou a se popularizar no século XX].

  • Dia Internacional da Tireoide [Comemorado em 25 de maio marca também o início da Semana Internacional de Conscientização da Tireoide. Em 2008, a Federação Internacional de Tireoide estabeleceu e lançou essa data comemorativa com o objetivo de promover a conscientização, o entendimento dos problemas da tireoide e dos desafios enfrentados pelos indivíduos, em nível internacional].

  • Dia Mundial da Esclerose Múltipla [Data móvel comemorada na última quarta-feira de maio (25/05, em 2022), a Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes].

  • Fundação do Instituto Oswaldo Cruz [É uma instituição nacional de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas, localizada no estado do Rio de Janeiro, Brasil, e vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, fundada em 25 de maio de 1900 pelo cientista brasileiro Oswaldo Cruz (1872–1917)].
  • Nasce, no Rio de Janeiro, o cineasta Joaquim Pedro de Andrade, em 25 de maio de 1932, um dos mais importantes cineastas brasileiros. Entre os seus filmes, destacam-se Garrincha, Alegria do Povo; O Padre e a Moça; Macunaíma; os Inconfidentes; Guerra Conjugal, Contos Eróticos e o Homem do Pau-Brasil. Joaquim Pedro de Andrade morreu em 1988, aos 56 anos, vítima de câncer no pulmão, antes de fazer a adaptação para o cinema da obra Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freire].

  • Dia de São Gregório VII [O Papa São Gregório VII, nascido Hildebrando, foi o 157º papa da Igreja Católica, de 22 de abril de 1073 até à sua morte, a 25 de maio de 1085, em Salerno, Itália, tendo sido um dos mais influentes e decisivos pontífices a se sentar no trono papal ao longo da história].
    ……………………………….
    (Pesquisa, seleção, edição e condensação dos textos:Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.