Eleições presidenciais na Colômbia vão a segundo turno

Gustavo Petro, de esquerda, enfrentará o empresário Rodolfo Hernández

Reuters
O candidato de esquerda Gustavo Petro venceu o primeiro turno da eleição presidencial da Colômbia nesse domingo (29) e enfrentará o empresário Rodolfo Hernández, no segundo turno, em 19 de junho.

Petro, ex-membro do movimento guerrilheiro M-19 que prometeu profundas mudanças econômicas e sociais, teve 40,3% dos votos, segundo os registros oficiais, com 99,9% das urnas apuradas.

Hernández, ex-prefeito de Bucaramanga que prometeu combater a corrupção mesmo sendo investigado por irregularidades, obteve 28,2%.

Pesquisas feitas antes do primeiro turno mostraram que Hernández – que agora tem o apoio do terceiro colocado Federico Gutiérrez e provavelmente de muitos de seus apoiadores – ficaria apenas alguns pontos atrás de Petro no segundo turno.

Ex-prefeito de Bogotá, 62 anos, Petro sempre liderou pesquisas de opinião com promessas de redistribuir pensões, oferecer universidade pública gratuita e começar a mudar o que ele diz serem séculos de profunda desigualdade.

“O que não está em dúvida hoje é a mudança”, disse Petro a apoiadores no centro de Bogotá. “Agora é ver o que faremos com a Colômbia, o que a sociedade colombiana quer para seu próprio país.”

“A corrupção não é combatida com slogans no TikTok”, acrescentou Petro, numa referência à popularidade de Hernández no aplicativo.

Ele prometeu implementar totalmente o acordo de paz de 2016, firmado com os rebeldes das Forças Armadas Revolucionáridasa da Colômbia (Farc) e buscar negociações de paz com os rebeldes do Exército de Libertação Nacional (ELN) ainda ativos, bem como interromper todo o desenvolvimento de petróleo e gás.

Daniela Cuellar, consultora sênior da FTI Consulting em Bogotá, disse que a sede dos colombianos por algo diferente foi claramente demonstrada com dois candidatos que prometem mudanças indo para o segundo turno.

“Esta eleição não é sobre Petro, ou um movimento para a esquerda”, afirmou ela à Reuters. “É que a população colombiana está cansada da classe política tradicional e busca uma vida melhor.”

Veja mais no site da EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.