Hoje é dia mundial dos oceanos e do oceanógrafo

DIA 8 DE JUNHO DE 2022:

  • Dia do Citricultor [Data comemorada em 8 de junho. O Brasil é um tradicional produtor de frutas cítricas. Laranjas, limões, limas e tangerinas são variedades conhecidas e que fazem parte da rotina do brasileiro, seja em consumo in natura ou em forma de sucos e sobremesas].

  • Morre Maomé, fundador do Islamismo e profeta do Corão, em 8 de agosto de 632dC. Abul Alcacim Maomé ibne Abedalá ibne Abedal Motalibe ibne Haxime, mais conhecido somente como Maomé foi um líder religioso, político e militar árabe. Segundo a religião islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão.

  • É fundada por missionários alemães a primeira comunidade da Igreja Adventista no Brasil, em Gaspar Alto (SC), em 8 de junho de 1895.

  • Dia Mundial dos Oceanos – ONU – Resolução A/RES/63/111 (XVI-171) de 2008 [O Dia Mundial dos Oceanos (World Ocean Day) começou a ser comemorado em 8 de junho de 1992 durante a Rio-92 na cidade do Rio de Janeiro. A comemoração foi criada com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a importância dos oceanos para a vida na Terra e para a sociedade humana, prestando-nos inúmeros serviços ecossistêmicos, como sua contribuição para o equilíbrio climático, como sumidouro de carbono e produtor de oxigênio, além de fornecedor de alimentos e matérias-primas. Do mesmo modo, a data coloca em evidência os impactos e ameaças que os oceanos sofrem, como a poluição por resíduos sólidos e químicos, a destruição de hábitats importantes, a sobrepesca e o esgotamento de estoques pesqueiros e da biodiversidade marinha e costeira. Esses benefícios e impactos infelizmente são distribuídos de forma desigual, de modo que as populações vulneráveis geralmente sofrem mais os impactos e não recebem os benefícios das atividades geradoras destes].

  • Dia do Oceanógrafo [Duas datas que possuem muito em comum são comemoradas hoje, 8 de junho. A primeira é o Dia Mundial dos Oceanos e a segunda é o Dia do Oceanógrafo. A Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO) escolheu em 2005 essa data como o Dia Nacional dos Oceanógrafos. Isso porque o dia já havia sido situado por muitas nações na Conferência sobre Ambiente e Desenvolvimento, promovida pela ONU em 1992 no Rio de Janeiro. Oceanógrafos são profissionais cada vez mais atuantes nas áreas de pesquisa, ensino e tecnologia e são grandes protagonistas nesse processo. A criação do Dia Nacional dos Oceanógrafos visou fortalecer a identidade da profissão interdisciplinar com competências de atuação ambiental não só em ambientes marinhos, mas também em ambientes terrestres por meio de instituições públicas e organizações privadas. Pesquisam também sobre as zonas costeiras em geral, lagos e rios, e tudo o que pode impactar no ecossistema dos oceanos].

  • Morre, na França, a escritora George Sand em 8 de junho de 1876 [George Sand foi o pseudônimo de Amandine Aurore Lucile Dupin, baronesa de Dudevant, aclamada romancista e memorialista francesa, considerada a maior escritora francesa que usava um pseudônimo masculino para poder publicar seus livros e ser respeitada. George Sand escreveu 60 livros, 25 peças de teatro, além de duas autobiografias e mais de 40 mil cartas que foram publicadas em 25 volumes. Manteve relacionamentos com vários artistas, comos os escritores Prosper Mérimée e Alfred de Musset e com o compositor Chopin. George Sand faleceu em Nohant, França, no dia 8 de junho de 1876, com 72 anos. Seus restos mortais estão no pequeno cemitério ao lado de sua casa em Nohant – casa que foi doada ao governo francês e transformada num museu – Maison de George Sand, aberta à visitação pública].

  • Aniversário de fundação do jornal Brasil Presbiteriano, órgão da Igreja Presbiteriana do Brasil, fundado em 8 de junho de 1958 [Antes, em 1864 a comunicação presbiteriana ficava por conta do Rev. Ashbel Green Simonton, com o primeiro jornal evangélico do Brasil, o Imprensa Evangélica, que circulou até 1892. Nesse período nasceu o segundo periódico presbiteriano, O Púlpito Evangélico, fundado pelo Rev. Emanuel Vanorden, distribuído até 1875. Anos mais tarde, no dia 8 de junho de 1899, passou a circular outro informativo no meio presbiteriano, O Puritano. Foi fundado no Rio de Janeiro (RJ), pelo Rev. Álvaro Reis, ao lado dos seus colegas Antônio Trajano, Erasmo Braga e Franklin do Nascimento. Já em 1909 foi criada outra publicação em Garanhuns, com o nome de O Norte Evangélico, dirigido pelo Rev. Jerônimo Gueiros. Mas foi em 1958 que o órgão oficial de comunicação da IPB, o Brasil Presbiteriano, foi fundado, resultante da fusão dos jornais mencionados acima: O Norte Evangélico e O Puritano].

  • Dia da Bem-aventurada Maria do Divino Coração [A Irmã Maria do Divino Coração, nascida em Münster, em 8 de setembro de 1863 e falecida no Porto, no dia 8 de junho de 1899. Seu nome era Maria Droste zu Vischering, fazia parte da nobreza alemã, religiosa da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor e Madre Superiora do Convento do Bom Pastor do Porto, mais conhecida por ter influenciado o Papa Leão XIII a efetuar a consagração do Mundo ao Sagrado Coração de Jesus. O próprio Papa Leão XIII chamou a essa consagração solene “o maior ato do meu pontificado”].
    ……………………………..
    (Pesquisa, seleção, edição e condensação dos textos:Paulo Tarso Barros.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.