Guerra na Ucrânia precisa terminar até o inverno, diz Zelenskiy

Ele falou a líderes do G7, reunidos no Sul da Alemanha

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse aos líderes do grupo das sete principais democracias industriais (G7) que queria que a guerra da Rússia na Ucrânia terminasse até o fim do ano, antes do início do inverno no Hemisfério Norte. A informação foi dada por dois diplomatas da União Europeia.

Zelenskiy dirigiu-se aos líderes de Reino Unido, Canadá, da França, Alemanha, Itália, do Japão e dos Estados Unidos por vídeoconferência, nesta segunda-feira (27), o segundo dia da cúpula de três dias do G7 no Sul da Alemanha.

Defesa Aérea
O presidente ucraniano pediu aos líderes ocidentais que forneçam sistemas de defesa antiaérea a seu país, enquanto as forças russas atacam Lysychansk, a última grande cidade ainda controlada por tropas ucranianas na província de Luhansk.

Sanções
O grupo das sete democracias ricas se comprometerá, nesta terça-feira (28), com um novo pacote de ações coordenadas, destinadas a aumentar a pressão sobre a Rússia pela guerra na Ucrânia, e finalizará os planos de um teto de preço para o petróleo russo.

O anúncio ocorre no momento em que a Casa Branca afirmou que a Rússia havia dado calote em seus títulos soberanos estrangeiros pela primeira vez em décadas – afirmação que Moscou rejeita.

Zelenskiy pediu aos líderes do grupo dos sete apoio militar, econômico e diplomático.

Veja mais no site da EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.