AmapáJustiça

Quase 9,7 mil atendimentos foram prestados à população do Bailique durante a 149ª Jornada Fluvial

Entre os dias 23 e 29 de março, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e parceiros realizaram a 149ª Jornada Fluvial do Programa Justiça Itinerante ao Bailique. Na primeira edição de 2025, a ação ofereceu uma série de serviços assistenciais e jurídicos à população ribeirinha, com atendimentos concentrados nas localidades de Vila Progresso, Limão do Curuá, Itamatatuba e Ipixuna Miranda. A ação, capitaneada pela Justiça do Amapá, contou com um total de 24 parceiros, e totalizou 9.650 (nove mil, seiscentos e cinquenta) atendimentos na região, que beneficiou também comunidades das ilhas próximas dos pontos de atendimento.

Acesse as fotos da ação em Vila ProgressoCasamento na Comunidade no BailiqueLimão do CuruáItamatatuba e Ipixuna Miranda.

O impacto e a relevância dos serviços prestados pelo Poder Judiciário foram destacados pela coordenadora do programa Justiça Itinerante, juíza Laura Costeira, que enfatizou a importância da atuação conjunta com parceiros para atender às demandas da comunidade. Segundo a magistrada, “os números expressivos alcançados demonstram o êxito da jornada e reforçam o papel essencial da Justiça na promoção da inclusão e da responsabilidade social”.

O juiz Luciano Assis, que conduziu a 149ª edição da jornada, ressaltou o sucesso das ações realizadas e destacou a dedicação das equipes e parceiros no cumprimento de suas metas. “O trabalho foi conduzido com excelência, de modo especial em Itamatatuba, onde as equipes estenderam suas atividades até a noite para garantir o acesso à Justiça. Agradeço o empenho de todos os envolvidos e espero participar das próximas edições”, destacou.

Ponto de Inclusão Digital na Vila Progresso

Para garantir o acesso à Justiça a todos os cidadãos, o Posto Avançado da Vila Progresso, no Distrito do Bailique, também conta com um Ponto de Inclusão Digital (PID), que possibilita à população local utilizar diversos serviços essenciais da Justiça, tudo de forma online.

Equipado com computadores, câmera e microfone, além de conexão via satélite Starlink de alto desempenho, o PID permite que as pessoas tenham acesso à Justiça sem precisar sair da comunidade.

Casamento na Comunidade no Bailique

Como parte da programação na jornada, no dia 26, foi realizada a união civil de cinco casais. A cerimônia ocorreu na Igreja Santa Luzia, localizada na Vila Progresso. A iniciativa integra o calendário do programa Casamento na Comunidade do TJAP, em parceria com a Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP). De acordo com a tabeliã do Cartório Manoel Queiroz, Iva Brito, os casais procuraram o cartório no ano passado e as tratativas para a habilitação dos noivos ao programa do TJAP ocorreram no início deste ano.

“Eles nos procuraram para oficializar a união, mas não tinham condições para arcar com as despesas. Entramos em contato com a coordenação do programa Casamento na Comunidade em janeiro deste ano e conseguimos a habilitação dos casais, para que a cerimônia ocorresse durante a Jornada ao Bailique”, contou a tabeliã.

O casamento foi celebrado pelo juiz de paz do Bailique, Garibaldi Barbosa, e contou com a participação do coordenador da jornada, juiz Luciano Assis, e da juíza titular da 2ª Vara do Trabalho e Diretora do Fórum Trabalhista de Macapá, Núbia Guedes.

Entrega de kits escolares em quatro localidades

Entre as atividades realizadas durante a 149ª Jornada Fluvial ao Bailique, houve a entrega de 600 kits de materiais escolares destinados a quatro instituições de ensino nas localidades de Vila Progresso, Jaranduba, Limão do Curuá e Itamatatuba. O material foi arrecadado por meio de campanha encabeçada pela coordenadora do programa Justiça Itinerante, juíza Laura Costeira. A entrega foi realizada pela servidora Célia Coutinho, que representou a magistrada.

Para a professora Luidis Pereira, da Escola Estadual Maria José Campelo da Silva, em Limão do Curuá, uma das instituições contempladas, a iniciativa é de grande ajuda. “Os alunos ficaram muito satisfeitos, pois muitas famílias não possuem condições de comprar material escolar e vai garantir que o ano escolar deles transcorra com mais qualidade. Espero que a ação venha mais à nossa comunidade”. 

A 150ª Jornada Fluvial ao Bailique está programada para o período de 22 a 28 de junho.

Secretaria de Comunicação do TJAP

Texto: Carol Chaves

Fotos: Sérgio Silva

O que você pensa sobre este artigo?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.