AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Sábado tem dança de toada no CEU das Artes

Firmando-se como espaço democrático e aberto a todos os movimentos, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) recebe neste sábado, 10, a partir das 19h, seis grupos de dança de toadas de Macapá. A apresentação faz parte do projeto cultural e social desenvolvido pelo segmento, que mantém uma agenda itinerante anual de atividades, percorrendo todos os bairros da cidade, levando dança e a tradição do Boi Bumbá para as periferias e centros urbanos como forma de inclusão social e cultural aos mais de 400 jovens que integram omovimento.

Sandro Conceição, presidente da Associação dos Grupos de Boi Bumbá doAmapá, conta que existem nove grupos associados que mantêm um trabalhosocial forte com esses jovens, que ultrapassa a dança, envolvendo esportes, relações de amizade e uma produção fortalecida também no carnaval.

“Todo final de semana temos apresentação em um bairro diferente.Levamos nossa arte a públicos diversos e, ao mesmo tempo, tiramos das ruas esses jovens, que em sua maioria são de famílias carentes, porém, que têm uma capacidade criativa enorme. Prova disso, é que muitos dos nossos meninos e meninas são envolvidos no carnaval. Mas, de forma profissional, são contratados para os mais diversos postos dentro desse evento. Nosso movimento é muito forte, realizamos grandes festivais, que envolvem centenas, milhares de pessoas, entre integrantes e público”, relata Sandro.

Na programação deste sábado, no CEU das Artes, os seis grupos que irão se apresentar são: Raça Brasil, Troup Caprichoso, Essência da Amazônia, Amigos da Toada, Estrela do Norte e Troup Tribal. Sandro faz o convite: “Será um show de dança, cores e ritmos aberto para toda a comunidade. É importante conhecer outras culturas; e a toada é nossa, pois é do Brasil”.

Rita Torrinha/Asscom Fumcult

Contato: 99189-8067

Fotos: Paulo Rocha

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: