AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Etapa final do Interdistrital começou hoje a ser disputada

Realizada hoje, sexta-feira, 09, no estádio Glicério Marques, a abertura oficial da etapa final do 38° Torneio Interdistrital de Futebol Masculino e Feminino, promovido pela Prefeitura de Macapá. Quarenta e três equipes, representando os distritos de Macapá, disputam o título da competição. Há 4 anos paralisado, o torneio foi resgatado ano passado pela gestão do prefeito Clécio Luís, a fim de permitir o congraçamento das equipes formadas por atletas de diversas localidades do município na competição mais tradicional realizada pela prefeitura.

As seletivas começaram em setembro do ano passado com a participação de 148 times, entre 106 masculinos e 42 femininos. Em cada distrito foram selecionadas duas equipes para a etapa classificatória da grande final, que começou a ser disputada hoje. Com a presença das delegações e torcidas organizadas, o público pôde assistir ao desfile dos atletas participantes ao som da banda de música da Guarda Municipal, que entoou os hinos do Brasil e do município, momento em que as bandeiras foram hasteadas e o pontapé inicial foi dado pelo prefeito de Macapá, tornando oficial a abertura da competição.

O Torneio Interdistrital de Futebol reflete, além do espírito esportivo entre os distritos, a oportunidade de atletas amadores mostrarem o seu talento em campo, na busca pela profissionalização. Esta é a expectativa de Adenilson Santana, 22 anos, morador do Bailique. “É a terceira vez que participo do Interdistrital. Meu sonho é ser goleiro profissional, e o torneio é minha chance de, quem sabe, ser visto e vir a jogar numa grande equipe”.

A jovem Valdeiza Vieira Pantoja, 19 anos, que atua na equipe de São Joaquim do Pacuí como lateral-direito, acredita na força do esporte para unir ainda mais as comunidades. “Não é só o futebol. Temos poucas oportunidades para viver o que estamos vivendo. Acho legal competir, mas gosto mesmo é de participar ao lado de outras comunidades, de conhecer outras pessoas e de poder jogar meu futebol”, revelou.

O lutador de MMA, Tiago Trator, que fez questão de prestigiar o evento, ressaltou a importância do incentivo ao esporte. “O que a Prefeitura de Macapá está fazendo, através do incentivo às várias modalidades esportivas, demonstra o compromisso dessa administração, principalmente com os jovens. O sentimento de responsabilidade, de respeito e de amor ao esporte faz com que eles possam se afastar de outras escolhas, como a criminalidade e as drogas”.

O Interdistrital também significa oportunidade para o mercado informal. “Essa movimentação é boa pra gente. Com esses três dias de programação aqui no estádio, acredito que vou faturar um pouco mais. Estou confiante”, disse Ivanete Cordeiro, vendedora de batata frita.

O esforço para resgatar uma competição tão tradicional começou no início do ano passado envolvendo a equipe da Coordenadoria Municipal de Esportes e Lazer (Comel), responsável pelo evento, e o prefeito Clécio Luís. De acordo com o coordenador da Comel, Macdovel Junior, as comunidades ansiavam por isso. “Desde o início nos preocupamos em atender o pedido das comunidades dos distritos, que cobravam da PMM o retorno do Interdistrital. O prefeito ouviu, e iniciamos os projetos para que a competição pudesse novamente fazer parte do calendário de eventos esportivos do município”.

O prefeito Clécio Luís considerou o resgate do Interdistrital uma grande conquista. “Essa conquista é dos atletas e das comunidades dos distritos. É uma honra ver aqui atletas do porte do Tiago Trator e do ex-jogador de futebol, Tiaguinho, prestigiando essa competição, que por tanto tempo ficou esquecida, e que agora volta a dar vida ao “Gigante da Favela” (Glicério Marques) e às comunidades que fazem parte do município”. O senador Davi Alcolumbre e a deputada federal Fátima Pelaes, autora da emenda que destinou recursos para a realização do Interdistrital, também estiveram presentes.

A etapa final do torneio está sendo realizada a partir de hoje, 9, até o próximo domingo,11, em sistema de eliminatórias simples (“mata-mata”). Hoje e amanhã, sábado, 10, acontecem as fases classificatórias para a grande final de domingo. A programação tem início às 8h30 e vai até as 17h, no estádio Glicério Marques. Para as equipes vencedoras as premiações serão em dinheiro e troféus. O terceiro lugar será premiado com mil reais, para o segundo lugar o premio será de dois mil reais e para o grande campeão do Interdistrital, três mil reais. O jogo de abertura entre as equipes femininas de São Joaquim “A” e Campina Grande (Matapi) terminou com o placar de 2×1 para as meninas do São Joaquim.

Mais de dois mil atletas foram inscritos no Interdistrital de Futebol, que conhecerá no próximo domingo o campeão de 2014, e que, mais do que isso, permitiu novamente às populações dos distritos a vivência esportiva das comunidades em seu cotidiano

Ruth Carrera/Asscom Comel

Contato: 99127-1475

Fotos: Sônia Sharlot

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: