Eletronorte normaliza fornecimento de energia nas próximas horas

Curto circuito na Subestação Santana foi provocado pelo aquecimento dos cabos e provocou apagão em três municípios

Técnicos da Eletrobrás Eletronorte, empresa responsável pela geração de energia da Subestação Santana já trabalham para reparar os danos causados pelo incêndio derivado de um curto circuito em uma das galerias. Cerca de 700 metros de cabos, com espessura de 500 milímetros, serão substituídos após o rompimento do isolamento térmico ocasionado pelo superaquecimento dos condutores.

Houve um desligamento dos alimentadores de Mazagão, Matapi, Fonte Nova e Paraíso para um serviço de correção na rede. O gerente regional da Eletronorte, Marcos Drago, informou que posterior a este serviço foi feita uma conexão provisória que permite um fornecimento parcial de energia de forma alternada.

"Com essa ação corretiva conseguimos intercalar a geração de energia. Estamos operando com menos de 50% da carga, então estamos fazendo um rodízio de duas horas até que os todos os cabos sejam trocados", explicou Drago.

A Eletronorte comunicou que as peças danificadas já foram compradas e que o material desembarca em Macapá no início da tarde desta terça-feira, 20. A substituição imediata dos condutores vai ocasionar um novo desligamento, mas a operação da subestação com a carga máxima está prevista para às 18 horas.

Bairros afetados
No momento da interrupção o fornecimento de energia elétrica afetou os municípios de Santana: Centro, Provedor I, Nova Brasília, Ramal do Delta, Vila do Elesbão Fortaleza, Vila Amazonas e Ilha de Santana, Paraíso, Fonte Nova e Distrito Industrial; em Mazagão: Mazagão Velho, Mazagão Novo e Comunidade do Carvão; e em Macapá bairros da zona oeste e centro da capital.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.