Conselho Regional de Educação Física interdita 2 academias na Zona Leste de Manaus

Duas academias de Manaus foram interditadas por irregularidades, nesta segunda-feira (20), à noite, na operação de fiscalização e orientação realizada pelo Conselho Regional de Educação Física, da 8° Região (CREF8), em parceria com o Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM).

Os agentes visitaram três academias. A primeira delas fica localizada na Avenida Tefé, no Bairro Raiz, Zona Sul da cidade, mas já estava fechada. Na Zona Leste, duas academias foram fiscalizadas e interditadas.

A academia R.A. Fitness estava lotada quando os fiscais chegaram por volta de 20h. Há dois anos ela funcionava sem alvará e presença de profissional de educação física, credenciado pelo CREF para orientar os alunos. O responsável pelo estabelecimento, Ricardo Meireles, estava consciente das irregularidades e não criou resistência a ação dos fiscais. A academia já havia sido autuada pelo CREF8 três vezes, somente neste ano, contudo a maioria dos seus clientes hostilizou a operação.

“As pessoas não tem consciência de que essa medida é para o bem delas, afinal estão frequentando um lugar sem estrutura adequada, sem profissionais para orientá-las e estão colocando sua saúde em risco”, ponderou a agente de operações do CREF8, Miriam dos Santos.

Os fiscais do PROCOM também autuaram o estabelecimento, porque não havia o Código de Defesa do Consumidor exposto e nem uma placa com o número do órgão.

Ainda na Zona Leste, os agentes interditaram a VIP Academia, no bairro Tancredo Neves. O estabelecimento também já havia sido autuado pelos agentes do CREF8 e interditado, neste ano, mas continuava funcionando irregularmente, pois os responsáveis não apresentaram quadro técnico de profissionais.

Os proprietários das academias interditadas tem prazo de 24 horas para comparecer a sede do CREF8, localizada na Rua Ferreira Pena, 1118, no Centro, para apresentarem a documentação necessária para o funcionamento legal. Nenhum estabelecimento foi multado pelo PROCOM, apenas autuados.

Servidores do Conselho estimam que apenas 40% das academias de Manaus estão regularizadas. Eles alertam a sociedade em geral para o perigo da prática de exercícios físicos sem a orientação necessária. O CREF8 disponibiliza os números 3234-8324 e 3234-8234 para que a população possa denunciar academias onde não há um profissional de educação física, em todos os horários de funcionamento, para orientar os alunos.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.