Cidade gaúcha vai fechar depósito com 30 mil pneus

deposto_de_pneus_em_ernestina_rs_credito_prefeitura_de_ernestina_rs
Divulgação prefeitura de Ernestina

A prefeitura de Ernestina, no norte do Rio Grande do Sul, contratou uma empresa de São Paulo para a retirada dos mais de 30 mil pneus de um depósito clandestino na cidade. O contrato foi firmado com base em uma decisão judicial de 2012, que exigia do proprietário o descarte do material, mas que até hoje não havia sido cumprida.

Segundo a prefeitura, a empresa ficará responsável pela busca dos pneus, pela logística e pela destinação em projetos sustentáveis. O município vai colaborar no carregamento do material.

“Provavelmente precisaremos do apoio de parceiros, pois não temos servidores nem maquinários suficientes para a remoção em poucos dias de mais de 30 mil pneus”, afirmou o prefeito de Ernestina, Odir Boehm.

Apesar de o depósito estar irregular desde 2008, apenas durante a força-tarefa nacional de combate ao mosquito, no último sábado, as autoridades descobriram a gravidade da situação no local. Na ocasião, foram coletadas 300 amostras de larvas de mosquitos, mas em nenhuma delas foi identificada a espécie Aedes aegypti, transmissora da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.

Amanhã deverão chegar a Ernestina três caminhões para começar a remoção dos 30 mil pneus. Hoje (16), uma equipe da prefeitura fez uma dedetização no depósito para assegurar a saúde de quem trabalhará na retirada dos pneus.

Daniel Isaia – Correspondente da Agência Brasil Edição: Beto Coura

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.