Termina período de defeso do caranguejo-uçá no Maranhão
Termina hoje (14), no Maranhão, a operação que fiscaliza o respeito ao período de defeso do caranguejo-uçá. O prazo coincide com o fim da proibição da pesca do animal em todo o estado.
Neste ano, os pescadores maranhenses ficaram impedidos de fazer a captura do animal em alguns períodos entre janeiro e março. Como resultado da fiscalização, só no último dia 09 foram apreendidos mais de 3,5 mil caranguejos.
Durante o período do defeso, ficam proibidas não apenas a pesca e comercialização do uçá, como também a manutenção em cativeiro, o transporte, o armazenamento e o beneficiamento do crustáceo.
A limitação se dá porque durante esta fase, machos e fêmeas ficam mais vulneráveis, uma vez que saem da toca para o acasalamento. Mais lentos se transformam em presa fácil.
A pesca do caranguejo-uçá no Brasil é realizada principalmente em áreas de mangues do Norte e do Nordeste. Sua produção é destinada ao consumo interno, principalmente nas cidades com grande fluxo turístico.
Participaram da operação o Ibama, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Renováveis e o Batalhão da Polícia Ambiental.
EBC