‘Feira do Paço’ promete movimentar o Centro Histórico de Manaus

A partir deste mês, todos os segundos domingos, até dezembro, serão recheados de música, teatro, gastronomia, talento e muita criatividade no Centro Antigo da cidade. Mais de 200 colaboradores estão envolvidos na primeira edição da Feira do Paço, que acontecerá no próximo dia 14, no entorno da Praça Dom Pedro II (em frente ao Paço Municipal) a partir das 14h.

O evento gratuito, promovido pelo Instituto Amazônia, vai reunir e expor a produção autoral de artesãos, empresários e empreendedores que atuam no cenário da Economia Criativa em Manaus. Além de dezenas de stands com produtos criativos, a feira vai oferecer também música, gastronomia, apresentações de dança com o Projeto Rosas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), espaço para crianças, exposição de carros antigos e muitos outros atrativos.

À frente da organização da feira, Beto Contartesi, um dos principais produtores culturais em Manaus, explica que o tom da feira é mais que uma exposição de produtos. “Esse fragmento da cidade viveu por muitos anos sob maus olhares, distanciando as pessoas desse cenário lindo, histórico e extremamente importante. O Instituto Amazônia por meio de suas ações está propondo uma requalificação urbana da antiga Ilha de São Vicente aliada a atividades de desenvolvimento social e cultural”.

Segundo ele, essas ações são desenvolvidas com a comunidade São Vicente, por meio do braço social ‘Caminhos do Frei’, e têm impactado positivamente, nos âmbitos social, cultural e formativo, a vida das dezenas de famílias que moram no local.

“Vamos reocupar o marco zero da cidade, da forma mais plural possível. Estamos cuidando de toda a organização para que o evento possa atender crianças, jovens, casados, solteiros, idosos. À medida que atrairmos boas ideias, pessoas e grandes projetos nosso Centro Histórico será novamente ocupado e ganhará vida, como tem acontecido em outras grandes capitais do país”, comenta.

À exemplo do que acontece na praça Benedito Calixto, na cidade de São Paulo, ou até na Rua Augusta, que por muito tempo foi marginalizada e hoje possui lojas colaborativas espalhadas pela rua com comercialização de produtos criativos e ainda abriga a Escola São Paulo de Economia Criativa, o Instituto Amazônia propõe com a Feira do Paço uma reaproximação da população manauara com a Praça Dom Pedro II e seu entorno.

Outros atrativos

Rica em manifestação artística e cultural, com apresentação de dança, música e teatro, a feira vai contemplar, ainda, sebos de livros e vinis, espaço destinado às blogueiras para consultoria e aquisição de roupas de qualidade com baixo custo, e área fotográfica para retratos instantâneos com figurinos e ambientação inspirados na Belle Époque, os mesmos utilizados no evento ‘As portas do Passado Abrindo as Janelas para o Futuro’, resgatando a história e os costumes da época.

Próximas edições

Para cadastro complementar e participação nas próximas edições da ‘Feira do Paço’, o Instituto Amazônia está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto. Os interessados devem enviar um e-mail para o endereço: atendimento

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.