Família do Curiaú realiza festejos para N. Sra. da Conceição

A tradição de sete décadas continua na família de Joaquina e Joaquim Ramos, conhecido como Gorgia, e nesta quinta-feira, 8, acontece a missa, procissão e programação festiva, durante todo o dia, no Quilombo do Curiaú. É a continuação do calendário religioso, que iniciou no dia 1º com a novena, que se estende por sete dias, e segue com festas, orações e rodada de batuque, até domingo, 11.

A homenagem à santa iniciou há mais de 70 anos, e após o falecimento dos patriarcas, continua a ser realizada pelos filhos, netos e bisnetos do casal. O dia da imaculada coincide com a data de aniversário de dona Joaquina, e o que era antes uma festa pequena, no terreiro coberto de palha, mas sempre aberta para a comunidade do Curiaú e familiares, hoje lota a quadra e demais dependências do local, sempre com a distribuição de café da manhã, almoço e muita festa para crianças  e adultos.

Cada filho é responsável por uma novena, e todos, sobrinhos, netos, bisnetos, tios e primos, cumprem suas tarefas para receber devotos e convidados nos dias de novenas e festas. “A família toda dá continuidade à esta tradição de 7 décadas. Temos prazer em organizar, receber os devotos e visitantes e continuar com esta fé”, confirma Bibiana Ramos, filha do casal.

Neste dia 8, dedicado em todo Brasil à padroeira, a programação inicia com a missa, às 7:30, seguida da procissão, que sai da igreja de São Joaquim, e retorna para a propriedade da família Gorgia, onde será servido o café da manhã. Às 13h é a hora do almoço farto, com feijoada, e carnes para todos os presentes, e realizadas brincadeiras para as crianças e no início da noite, inicia o baile dançante. “Neste ano vamos oferecer 19 porcos, 8 bois e 20 caixas de frango. Somente a bebida é vendida, tradicionalmente oferecemos a comida”, disse Frank Ramos, membro da família.

 

Dia 9/12

12h – Almoço

18h – Jantar

19h – Roda de batuque até 8h do dia seguinte

Dia 10/12

20h – Baile dançante até o amanhecer do dia seguinte.

Dia 11/12

17h – Domingueira até 2h da manhã

 

Mariléia Maciel

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.