Em Assis Brasil, Rio Acre sobe mais de seis metros e órgãos seguem monitorando

O Estado segue acompanhando a situação do Rio Acre na região (Foto: Didio Valdecir)

Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão até março em todo o Acre é de chuva ligeiramente acima da média. Em Assis Brasil, nas últimas 24 horas, choveu mais de 90 milímetros, o que ocasionou a elevação do Rio Acre em 6,50 metros.

Nesta terça-feira, 14, o manancial registrou a marca de 10,38 metros, segundo medição realizada pela Defesa Civil Estadual. O governo do Estado, por meio dos órgãos de defesa e proteção, segue monitorando a situação no município.

A cota de alerta do Rio Acre, em Assis Brasil, é de 11,30 metros. Já a cota de transbordamento é 12,50 metros. A previsão é que a partir desta quarta-feira, 15, o volume de chuva se reduza e o nível do rio se estabilize.

“O governo tem se antecipado aos fenômenos, estamos em monitoramento constante dos nossos rios. Temos contanto com o governo peruano, que também nos informa sobre a situação das cidades vizinhas”, explica a diretora técnica do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Vera Reis.

Brasileia

As chuvas também elevaram o nível do Rio Acre em Brasileia. Nesta manhã, o manancial registrou a marca de 4,09 metros – quase dois metros de elevação, se comparada à cota o dia anterior de 2,15 metros.

Rio Branco

A expectativa é que as águas cheguem até Rio Branco, resultando no aumento do nível do Rio Acre. Contudo, a situação segue normalizada, uma vez que o manancial se encontra bem abaixo da sua cota de alerta, que é de 13,50 metros.

Nesta terça-feira, o Rio Acre, na capital, registrou a marca de 7,60 metros – 27 centímetros a menos que no dia anterior. O plano de contingência em caso de enchente já foi apresentado pela prefeitura e governo do Estado e passa entrar em vigor quando o Rio Acre atingir 12 metros.

Previsão do tempo

A Zona De Convergência De Umidade (Zcou) continua atuando e deixa o tempo bastante instável em todo o estado, nesta terça-feira, 14. A previsão é de céu nublado, com pancadas de chuvas e trovoado, no período da tarde, podendo ser acompanhadas de grande volume de chuva.

 

Agência de Notícias Acre

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.