AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Júpiter é o planeta mais antigo do Sistema Solar, dizem cientistas

Tamanho do planeta gigante é um dos principais indícios de sua idade

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Münster, na Alemanha, atesta que Júpiter foi o primeiro planeta do Sistema Solar a ser formado, 1 milhão de anos após o aparecimento da região onde vivemos. Com o passar de 2 ou 3 milhões de anos o gigante chegou ao tamanho que tem hoje: 50 vezes o da Terra.

“É a primeira vez que podemos dizer algo sobre Júpiter baseados em medições feitas em laboratório”, afirmou um dos autores do estudo Thomas S. Kruijer ao periódico The Washington Post. Para fazer o estudo, os cientistas utilizaram antigos meteoritos que chegaram à Terra.

Uma das suspeitas está relacionada justamente com o tamanho do planeta: Júpiter teve mais tempo para varrer a grande faixa de gás e poeira que circundava o Sol.

Além disso, especialistas também creem que o gigante servia como escudo, atraindo com sua gravidade meteoros instáveis. “Com cerca de 1 milhão de anos Júpiter era grande o suficiente para bloquear o Sistema Solar interior do exterior”, disse Brandon Johnson, da Universidade Brown, que não fez parte da pesquisa.

Continue lendo no site da Galileu

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: