Cientistas descobrem nova espécie de cobra nativa do Reino Unido

Educa

Até o momento da descoberta, os especialistas acreditavam que a Natrix helvetica era apenas uma das várias subespécies da cobra Natrix natrix

Cientistas descobriram uma nova espécie de cobra nativa do Reino Unido, a Natrix helvetica . Anteriormente, acreditava-se que o réptil não-venenoso – já conhecido e identificado – era apenas uma subespécie da Natrix natrix , mas agora, uma pesquisa com mais de 1,6 mil espécimes revelou a novidade.

Coordenada pelo professor Uwe Fritz, do Instituto de Pesquisa Senckenberg, na Alemanha, a pesquisa sobre a “nova” cobra analisou a genética dos animais, e também os locais chamados de “zonas de contato”, onde várias subespécies se encontram.

Ao perceberem algumas barreiras reprodutivas – a impossibilidade de um tipo de animal copular com outro – desconfiaram que, talvez, o problema pudesse ser atribuído a uma – até então – desconhecida diferença de espécies, já que a grande incompatibilidade genética seria a resposável por não permitir o desenvolvimento de um filhote.

Algumas diferenças, que antes eram vistas como características da subespécie, passaram a ser observadas com mais cautela. A pele cinza da N. helvetica , por exemplo, é bem diferente da aparência esverdeada da N. natrix . Nesta, um colar amarelo pode ser encontrado, enquanto ele desaparece no novo réptil e passa a ser “substituído” por listras pretas, muito marcadas ao longo de seu corpo.

Onde encontrar a Natrix helvetica ?

Com cerca de um metro de comprimento, a espécie pode ser vista em locais próximos a fontes aquáticas, principalmente quando há a ocorrência de anfíbios como sapos e tritões, que compõem a sua dieta.
Além de serem animais comuns no sul da Inglaterra , também podem ser encontrados na Suíça, Itália e França, apesar de já terem sido vistos na região ocidental da Alemanha.

Vale ressaltar que os répteis estão sob a proteção do Ato da Vida Selvagem e do Campo de 1981, logo, machucar ou matar uma cobra é considerado um crime no Reino Unido.

Fonte: Último Segundo – iG 

 

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.