Primeira-ministra do Peru reitera que Maduro não poderá entrar no país

A primeira-ministra do Peru, Mercedes Aráoz, declarou nesta quinta-feira (15) que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, não poderá entrar no país nem sobrevoar o espaço aéreo peruano, fechando as portas ao governante, que pretendia comparecer à oitava Cúpula das Américas, que será realizada em Lima nos dias 13 e 14 de abril. A informação é da Agência EFE.

“Não pode entrar nem no território nem no céu peruano. Ele não pode entrar (no Peru) porque não está sendo bem-vindo”, disse Mercedes à emissora Rádio Programas del Perú. A presidente do Conselho de Ministros e também segunda vice-presidente do Peru respondeu assim ao anúncio feito hoje por Maduro de que compareceria à cúpula de Lima.

Aráoz afirmou que o governo peruano retirou em novembro o convite feito ao governante venezuelano para comparecer à reunião, por ele ter rompido o diálogo com a oposição e ter convocado de maneira antecipada eleições presidenciais no seu país, marcadas para 22 de abril.

“Ele (Maduro) tem que entender que não queremos recebê-lo no Peru”, acrescentou Aráoz, cujo governo é um dos 12 integrantes do Grupo de Lima, que na terça-feira (13) rejeitou a presença de Maduro na Cúpula das Américas, a pedido do Peru, país anfitrião, requerimento que foi respeitado pelos demais membros.

Saiba mais na Agência Brasil

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.