Mais antiga mensagem na garrafa do mundo é encontrada na Austrália

Garrafa foi arremessada pelo navio alemão Paula em 1886

Aquele 21 de janeiro parecia um dia ruim para a australiana Tonya Illman. Estava no carro de seu filho, quando ele atolou na areia fofa de uma praia na ilha de Wedge, na Austrália Ocidental. Resolveu dar uma volta pelas dunas locais com uma amiga, quando encontrou um objeto semienterrado. “Era uma adorável garrafa antiga, então eu peguei pensando que poderia ficam bem na minha estante de livros”, contou.

Foi somente quando a namorada do filho foi limpar a areia que cobria a garrafa, que descobriram que dentro havia um bilhete. “A nota estava úmida, enrolada firmemente e embrulhada com corda. Nós o levamos para casa, secamos, e quando abrimos, vimos que era um formulário alemão, com uma caligrafia muito fraca.”

Junto com seu marido, Kim, começaram a pesquisar na internet para ver se encontravam a origem do bilhete. Descobriram que poderia fazer parte de um longo experimento, conduzido entre os anos 1864 e 1933, pelo Observatório Naval Alemão. Nele, navios jogaram milhares de garrafas no oceano, cada uma contendo um formulário em que o capitão anota a data do lançamento, as coordenadas exatas da localização, o nome da embarcação, o porto de onde saiu e a rota da viagem.

Veja mais no site Galileu

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.